Adutora do Sertão: 1ª etapa de estudo será concluída em agosto

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/07/2024 10h02, última modificação 09/07/2024 10h02
O diretor de Recursos Hídricos da Defesa Civil, Francisco Carvalho, foi entrevistado no Bom Dia Assembleia.

Após quase uma década desde o início da ação civil pública movida pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual para garantir os recursos destinados à construção da Adutora do Sertão do Piauí, finalmente os primeiros resultados começam a aparecer. A primeira etapa do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto básico do Sistema Adutor do Sertão do Piauí tem previsão para ser concluída em agosto deste ano.

 

A construção dessa adutora foi judicializada pelo MPF e pelo Ministério Público Estadual em 2015, quando foi ajuizada ação civil pública contra a União e o Estado do Piauí. O objetivo era garantir verbas públicas para a elaboração e execução de projetos, programas e obras que assegurassem a implementação da adutora.

 

Em entrevista a Juliana Arêa Leão, no Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira, 9, o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, Francisco Carvalho, disse que esse estudo se baseia em uma ação do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) da década de 1980. Foram perfurados vários poços, mas muitos deles estão inativos.

 

Assista à entrevista na íntegra


 

..................................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia