Adapi alerta para necessidade de vacinação animal contra a brucelose

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/07/2024 15h25, última modificação 26/07/2024 15h25
Técnica da Agência chama a atenção sobre os perigos de transmissão da doença para os seres humanos.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), reforça a importância da vacinação contra a brucelose bovina. Essa doença, além de prejudicar a pecuária leiteira, é uma zoonose que representa riscos para a saúde pública.

 

Diferente da vacinação contra a febre aftosa, a vacinação contra a brucelose não possui calendário definido. Os criadores têm a flexibilidade de vacinar suas fêmeas conforme a organização da propriedade, os nascimentos e a faixa etária dos animais.

 

Equipe de reportagem da TV Assembleia entrevistou a coordenadora de Defesa Animal da Adapi, Simone Lima, que explicou que a doença, por ser uma zoonose, pode ser transmitida para o ser humano, tanto pelo contato direto como pelo contato indireto, através de alguma forma de alimentação, principalmente alimentos não inspecionados, como lactícínios, queijos, manipulação desses produtos, da carne e alimentos mal passados.

 

De acordo com a reportagem de Filipe Leal, o Piauí possui hoje cerca de 130 mil animais que precisam ser vacinados anualmente e que o esquema vacinal contempla as fêmeas bovinas entre três e oito meses de idade.

 

Confira na íntegra a reportagem


 

.......................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia