A importância do café da manhã para saúde de crianças e adolescentes

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 11/09/2024 09h19, última modificação 11/09/2024 09h19
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, nutricionista explica os benefícios da primeira refeição do dia.

Você sabia que crianças e adolescentes que se alimentam com café da manhã regularmente são mais felizes e satisfeitos com a vida em comparação aos que costumam pular o desjejum? Pois é. Essa é uma constatação de amplo estudo, publicado no BMC Nutrition Journal, que avaliou os hábitos alimentares de quase 155 mil pessoas com idades entre 10 e 17 anos que vivem em países da Europa e da América do Norte.

 

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 11, a nutricionista Leilane Moreira explicou que aquela máxima de que o café da manhã deve ser uma refeição de rei, o almoço de príncipe e o jantar de plebeu não é o mito ,é uma verdade. Principalmente para crianças e adolescentes ela deve ser mais reforçada, pois é justamente porque o café da manhã vai ajudar a repor as energias que nós gastamos.

 

"Quando você pula o café da manhã, está atrasando a sua energia. O café da manhã é aquela reposição de energi. Então ele é muito importante para regular os níveis de açúcar no sangue, para trazer mais saciedade durante o dia. Quando você toma um café da manhã, reforçado, há melhores chances de você fazer escolhas ruins durante o dia. Com o café da manhã, será um dia mais produtivo e de melhor humor", disse a nutricionais.

 

De acordo com Leilane, o café da manhã dever ser uma refeição variada contendo os macronutrientes, que são os carboidratos, de preferência carboidratos complexos, que são aqueles presentes na aveia, no pão integral, proteínas presentes no leite presente no iogurte, por exemplo, gordura e saudáveis. Sempre incluir frutas no café da manhã para crianças e adolescentes.

 

"É ter vitaminas e minerais que vão auxiliar no desenvolvimento, no crescimento, na melhora física e cognitiva das crianças. O café da manhã não deve ser pulado, justamente pela questão da reserva energética. É o que o que nós orientamos, que seja mais organizado, que sejam pré-estabelecidos o horários dessas refeições. Assim você vai ter um ambiente de rotina, um ambiente em que não vai ser pulado, você vai estar sempre programando para não estar fazendo esse pulo de refeições, e assim você vai ter um dia mais produtivo. Vai ter uma melhora no seu humor, melhora nos níveis de açúcar no sangue", finalizou Leilane Moreira.

 

Confira na íntegra a entrevista


 

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia