A cultura dos memes na sociedade digital

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/10/2024 16h18, última modificação 21/10/2024 16h18
O programa Palavra Aberta entrevista a professora Juliana Teixeira sobre o tema

A cultura dos memes tem se tornado uma ferramenta poderosa de comunicação na sociedade digital, capaz de gerar engajamento, reflexão e, muitas vezes, humor. No entanto, sua influência vai além da simples diversão. Memes podem ser utilizados para criticar ideologias, revelar tendências culturais e até mesmo atuar como agentes de mudanças políticas. A viralização de um meme está diretamente relacionada à sua capacidade de propagação em diferentes nichos e plataformas, como Instagram, Facebook e WhatsApp, mostrando a força dessas redes sociais na circulação de conteúdos.

 

Na edição do programa Palavra Aberta desta segunda-feira, 21, o apresentador Thiago Moraes entrevista Juliana Teixeira, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para discutir o impacto dos memes na comunicação digital. "É algo que permeia as nossas vidas nesse mundo digital que a gente vive. O meme faz parte do nosso dia a dia, mas às vezes falta de fato uma conscientização de certos limites que devem ser respeitados com relação ao uso, ao compartilhamento", disse a entrevistada.

 

Juliana Teixeira destaca que os memes refletem as características intrínsecas da cultura digital, como a "propagabilidade" e a capacidade de atingir nichos específicos. Segundo ela, alguns memes, como o da personagem Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah, exemplificam como esses conteúdos podem ser entendidos por um público específico, enquanto outros podem não ter o mesmo efeito para pessoas que não conhecem o contexto original.

 

Para Juliana Teixeira, a propagação e o alcance dos memes são fatores cruciais. No entanto, eles precisam ser inofensivos para evitar o risco de serem cancelados, uma vez que o conteúdo agressivo pode gerar reações negativas e até mesmo ofensas a grupos sociais. Ela cita o exemplo do meme dos "atrasados do Enem", que inicialmente gerou riso, mas também abriu espaço para uma conscientização sobre os limites do humor.

 

Confira o programa na íntegra


 

 

Fonte: TV Assembleia - Imagem: Freepik Free

Edição: Site TV Assembleia