28 de Maio – Celebra-se o Dia Internacional da Dignidade Menstrual

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 28/05/2022 11h06, última modificação 28/05/2022 11h06
Esta data foi criada com o objetivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chama a atenção para a urgência de se garantir que todas as pessoas que menstruam tenham direito a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação. Nos últimos meses, o UNICEF junto com seus parceiros contribuíram com a dignidade menstrual de 55 mil adolescentes e jovens que menstruam e vivem em comunidades vulneráveis de Belém, do Recife e de São Luís. Foram distribuídos mais de 120 mil pacotes de absorventes, e cerca de 5 mil adolescentes foram engajadas e engajadas na cocriação de soluções para o manejo menstrual, rodas de conversa e oficinas educativas com foco na dignidade menstrual.

No Brasil, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Além de privação de chuveiros em suas residências, 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Dessas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola. Os dados são da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021 por UNICEF e UNFPA.

"A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Ela afeta pessoas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade, por isso, é fundamental ações e políticas de saúde para reverter o quadro de pobreza menstrual do Brasil e garantir direitos a cada pessoa que menstrua no País", diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil.

Em enquete realizada pelo UNICEF em 2021 com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

A dificuldade de acesso a serviços de água, saneamento e higiene adequados impactam diretamente, ocasionando a pobreza menstrual e consequentemente o desenvolvimento socioemocional, autoestima e autoconfiança. Além disso, a dificuldade da gestão menstrual adequada pode levar à evasão escolar.

"A menstruação é um processo natural, viver esse momento com acesso a informações e aos insumos necessários, como absorventes, é um direito de toda pessoa que menstrua. A elaboração e implementação de políticas públicas que garantam a saúde menstrual é urgente, garantindo a dignidade menstrual e possibilitando bem-estar, autoconhecimento e confiança durante o ciclo menstrual", diz Rayanne França.

Os impactos do UNICEF na promoção da dignidade menstrual fazem parte das iniciativas “Água e Higiene nas Escolas” e “Dignidade Menstrual”, realizadas com o apoio de parceiros do setor público e do setor privado. Em parceria com o UNICEF, SEMPRE LIVRE® e CAREFREE® apoiam 45 mil adolescentes do Recife e de São Luís, com a doação de 90 mil pacotes de absorventes (dois para cada adolescente), junto com material informativo sobre dignidade menstrual. Além disso, foram realizadas oficinas com 1.310 adolescentes, promovendo o desenvolvimento de competências para a vida, o empoderamento e a saúde menstrual.

Outro parceiro é a Needs, que, por meio do movimento #PraQuemMenstrua, apoiou 10 mil meninas com a doação de 30 mil pacotes de absorventes (três para cada), junto com material informativo sobre o tema. Além disso, foram promovidas 65 rodas de conversa, engajando cerca de 4 mil adolescentes para falar sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, com foco na dignidade menstrual. Parte da renda da linha de absorventes Needs é revertida para o UNICEF, por meio do movimento #PraQuemMenstrua, que contribui para a saúde menstrual em comunidades vulneráveis de Belém, no Pará.

Além de SEMPRE LIVRE® e CAREFREE® e Needs, Americanas S.A. agora se une a esse esforço e ajudará a impactar cerca de 4 mil crianças, adolescentes e educadores de municípios do interior de estados do Norte do Brasil com atividades relacionadas ao tema de dignidade menstrual e distribuição de kits de higiene a adolescentes e escolas.

Água e Higiene nas Escolas e Dignidade Menstrual – Todos os recursos destinados ao programa viabilizam a instalação de pontos de lavagens de mãos, a capacitação em protocolos de saúde e atividades de promoção de saúde menstrual e também a doação de kits de higiene e insumos, como absorventes íntimos para meninas, mulheres e meninos trans. Empresas que desejarem apoiar a iniciativa, podem escrever para parcerias@unicef.org.

...............................

Com informações Unicef

Imagem: Reprodução Alma Preta Jornalismo

Edição Site TV Assembleia