1º dia de votação do OPA 2024-2025 encerra com mais de 22 mil votos

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 08/06/2024 10h48, última modificação 08/06/2024 10h48
Qualquer pessoa com 16 anos ou mais, com CPF válido, está apta a votar e escolher as obras que serão incluídas no orçamento estadual em 2025.

Teve início, nessa sexta-feira (7), a 2ª fase do Orçamento Participativo 2024-2025, que consiste em uma votação popular para escolher quais propostas serão executadas no exercício de 2025 pelo Governo do Estado.

 

Ao todo, 1.255 propostas foram inscritas na primeira fase do OPA 2024-2025. Após análise da Secretária de Estado do Planejamento (Seplan), 411 entidades com cadastros válidos tiveram 838 propostas (397 em Teresina, 85 em Parnaíba, 105 em Picos, 178 em Piripiri e 73 em Floriano) consideradas aptas para votação popular.


De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, nas primeiras horas desta sexta-feira já haviam sido contabilizados cerca de 7 mil votos. “Entrei em contato com a plataforma responsável pela operacionalização do sistema de votação e fui informado que a proporção nas primeiras horas do dia era de 1 voto por segundo”, diz o secretário.

 

O secretário alerta para que as associações divulguem bem o número de sua propostas e a comunidade procure na lista o número de qual deseja votar. “É importante que a pessoa saiba o número da proposta escolhida, pois isso torna a votação mais célere”, explica.

 

A votação continua até às 23h59 do dia 17 de junho. Qualquer pessoa com 16 anos ou mais, com CPF válido, está apta a votar e escolher as obras que serão incluídas no orçamento estadual em 2025.

 

As entidades podem solicitar as vans do OPA em sua comunidade durante todo o período de votação, através do Suporte OPA. As vans são equipadas com internet móvel, tablets, celulares e agentes preparados para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas na hora da votação.

 

“Tivemos a oportunidade de receber a van do OPA e a equipe do Governo do Estado para dar suporte na votação aqui na zona rural de Piripiri. Estamos confiantes de que iremos realizar nossa obra, que irá beneficiar bastante a comunidade rural”, conta a presidente da Associação Indígena da comunidade Canto da Várzea, Maria Auxiliadora.

 

Você pode votar na proposta que julgar melhor para seu bairro ou região. Através de um celular ou computador com acesso a internet, é só escolher um dos canais abaixo. Para facilitar, tenha em mãos o número da proposta para a qual pretende registrar seu voto.

 

Ou, procure uma das vans do OPA no bairro mais próximo de você!

 

Confira o número das propostas


-------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Governo do Piauí 

Edição: Site TV Assembleia