UFPI promove seminário sobre envelhecimento saudável
Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é palco do I Seminário da Pessoa Idosa, um evento organizado pelo curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio da disciplina de Saúde do Adulto e do Idoso I. A iniciativa tem como objetivo promover discussões sobre políticas públicas, bem-estar, saúde e qualidade de vida da população idosa. O seminário ocorre no auditório do Departamento de Enfermagem, das 8h às 11h.
O evento tem como proposta consolidar a articulação entre diferentes cursos e setores da universidade, reunindo discentes, docentes e pesquisadores com especialização em geriatria e gerontologia.
A programação conta com uma palestra da professora Maria do Rosário de Fátima e Silva, docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, que abordará os aspectos políticos e determinantes sociais da população idosa. O evento também inclui uma apresentação artístico-cultural organizada pelos estudantes de Enfermagem, bem como a apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos alunos da disciplina Saúde do Adulto e do Idoso I.
A professora Teresa Galiza, do curso de Enfermagem da UFPI, comenta sobre a relevância do evento. "O primeiro Seminário da Pessoa Idosa da UFPI foi concebido com o objetivo de agregar diversos cursos da Universidade e serviços relacionados à Superintendência de Recursos Humanos. O intuito é unirmos forças em prol de um envelhecimento saudável, de qualidade, politizado e equitativo, tanto na Universidade Federal do Piauí quanto além de seus muros. Queremos que, juntamente com os cursos de Serviço Social, Medicina, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Direito e todos aqueles que possuem pessoas engajadas na causa do idoso e no processo de envelhecimento, possamos, não apenas nos integrar e conhecer uns aos outros, mas também nos fortalecer como uma entidade."
O I Seminário da Pessoa Idosa conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn e da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFPI. O evento, aberto a acadêmicos, profissionais da saúde, pessoas idosas e a comunidade em geral, fomenta um ambiente de diálogo e reflexão, contribuindo para a construção de políticas e práticas voltadas ao bem-estar da população.
Fonte: UFPI - Imagem: Reprodução Linkedln