UFPI oferta primeiro Curso de Bacharelado em Música do Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/09/2024 08h07, última modificação 25/09/2024 08h07
O tem a oportunidade de se desenvolver em vários instrumentos na metodologia em grupo.

O Curso de Bacharelado em Música foi implementado no primeiro semestre do ano letivo deste ano. Inicialmente, era um Curso de Educação Artística com habilitação em Música e em Artes Visuais, ocorrendo em 2010 um desmembramento das duas áreas, com ênfase na Licenciatura. Ao longo destes mais de 10 anos, a Instituição passou a ofertar um currículo focado na formação do educador musical, que estivesse pronto para atuar como professor de música em diversos contextos. Com a oportunidade do Bacharelado em Música, que torna a UFPI pioneira em propiciar tal modalidade presencial no Estado, muitos viram ser possível realizar o sonho de se tornarem instrumentistas profissionais.

No curso de Licenciatura, a partir da mudança curricular que houve em 2020, o aluno ingressa no Curso e tem a oportunidade de se desenvolver em vários instrumentos na metodologia em grupo. Com esta reformulação, o aluno passou a ter acesso a uma formação mais abrangente e uma versatilidade maior no sentido de atender às várias possibilidades educacionais. Assim, os estudantes realizam estudos em um período de três semestres cada instrumento como por exemplo,  piano funcional, violão e flauta doce. Com vistas a atender os músicos que querem ser performers, pretendem tocar em uma orquestra, uma banda, ter uma carreira solo e/ou ser um professor de instrumento no nível mais avançado, a Universidade implementou o Bacharelado na área em 2024.

Uma das principais diferenças entre a Licenciatura e o Bacharelado em Música está na busca profissional. Na Licenciatura, os alunos possuem uma formação na área de educação para além da habilitação instrumental. Já o Bacharelado permite a especialização de maneira mais avançada no instrumento. “Eu acredito que o bacharelado tenha uma grande relevância no contexto local, porque é a oportunidade deste músico que tenha a intenção de se profissionalizar no instrumento. Ele tem a oportunidade de cursar uma graduação no instrumento e estar mais preparado, portanto, para o mercado de trabalho”, destacou a professora Bruna Vieira, Coordenadora do Curso de Licenciatura e Bacharelado da UFPI.

Recentemente, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu processo seletivo para 71 vagas nos cursos de graduação presencial em Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura e Bacharelado em Música no campus de Teresina. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 7 de novembro de 2024, e os novos alunos devem iniciar as aulas no primeiro semestre letivo de 2025. Acesse o processo seletivo aqui.

A docente Bruna dá dicas para quem deseja ingressar no Curso de Bacharelado em Música: “Hoje o mais importante é que o aluno esteja preparado no instrumento para o qual ele vai fazer a prova. Até o presente momento só abrimos vagas para piano, violão, canto, violino e viola. Os alunos fazem uma prova prática utilizando os instrumentos, além disso, algumas questões teóricas e de percepção musical são feitas no ato da avaliação. A ideia é unirmos a teoria com a prática, a fim de entender os conhecimentos dos interessados em adentrar o Curso, bem como posteriormente classificá-los”, destacou.

oão Gabriel dos Santos Brito é aluno do Curso de Bacharelado em Música, integrando a 1ª turma na Universidade. O instrumento que ganhou o seu coração desde os 12 anos foi o piano, de lá para cá a trajetória foi intensa, complementando-se agora com a graduação que sempre almejou ingressar. Com a implementação desta nova modalidade na Instituição,  a rotina de aulas do estudante concentra-se em estudar repertórios clássicos e entregar ou demonstrar os resultados dos ensaios realizados, a fim de dar ênfase em técnicas e habilidades musicais. “Eu sempre quis fazer o Bacharelado porque como é algo mais voltado para a prática, para o tocar, eu sempre tive essa intenção. Antes eu não me via dando aula, agora eu tenho vontade, mas eu quero aliar os dois, quero aproveitar esse período que eu estou no pique para estudar intensivamente o instrumento para depois eu me especializar em ser professor”, frisou.

Como um dos primeiros alunos que estão tendo a oportunidade de vivenciar o curso na Universidade, ele finaliza: “Eu acho muito importante o Bacharelado ter sido implementado aqui na Universidade por conta de muitos músicos que não fazem curso superior. Músicos que tocam na noite, por não se identificarem com a modalidade de licenciatura acabam não fazendo um curso profissionalizante na área do tocar, de se apresentar, de ser performer. Além disso, é muito relevante também para aqueles que já têm licenciatura e querem se especializar mais no seu instrumento”.

Ambos os Cursos possuem oito períodos e fomentam a área musical no Piauí. O Bacharelado oferta aulas individuais e específicas de instrumentos os quais os alunos já possuem afinidade, enquanto na Licenciatura os estudantes passam por vários instrumentos. Com o objetivo de potencializar os estudos, dentro da Universidade os docentes projetam concertos e ocasiões em que os discentes têm a oportunidade de se apresentar para o público, melhorar suas habilidades e destacar em seus currículos a participação em momentos que agregam o perfil profissional.

Fonte: Comunicação UFPI

Edição: Site Rádio Assembleia