Uespi vai ampliar formação de brinquedistas e planeja novas turmas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/11/2024 11h19, última modificação 30/11/2024 11h19
Cinquenta profissionais já foram capacitados e estão aptos para atuar na organização e gestão de brinquedotecas no estado.

O Governo do Piauí, por meio da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), tem proporcionado a formação de brinquedistas e planeja ampliar o curso em 2025, com novas turmas e projetos de extensão nos campi e polos de educação a distância, consolidando-se como parceira estratégica do Pacto pelas Crianças. Esses profissionais são encarregados de organizar e coordenar as ações de brinquedotecas, sejam elas em espaços escolares ou não.

 

Cinquenta profissionais da primeira turma do curso já foram capacitados, receberam os certificados de formação e estão aptos para atuar na organização e gestão de brinquedotecas. Além disso, os profissionais formados deverão atuar como multiplicadores, levando o brincar qualificado a mais comunidades e ampliando o alcance das brinquedotecas.

 

O curso, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), é mais uma ação que fortalece o compromisso do Governo do Estado, por meio do Pacto pelas Crianças, Universidade estadual e Secretaria da Educação em transformar a educação infantil no Piauí. A iniciativa já começa a trazer resultados concretos, com brinquedotecas implementadas na Nova Maternidade e Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, e no Hospital Justino Luz, em Picos.

 

De acordo com o reitor da Uespi, Evandro Alberto, a formação de brinquedistas é apenas o começo de uma série de ações que prometem revolucionar a primeira infância no estado. “Nosso papel é formar profissionais que sejam agentes de transformação e eles precisam estar capacitados para cuidar das nossas crianças. As brinquedotecas e os brinquedistas são fundamentais para criar um Piauí mais justo, humano e inclusivo”, disse.

 

brinquedistas 1.jpg

 

A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, enfatiza a importância da formação de profissionais como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento das crianças. “A universidade abraçou esse projeto com excelência. Essa formação é mais do que capacitação, é um compromisso com o futuro das nossas crianças”, destacou a gestora.

 

Já a professora Dalva Sttela, coordenadora do curso, ressaltou que a formação é um marco para a Uespi e para a sociedade piauiense. “Essa capacitação mostra o compromisso da universidade com a educação infantil, a formação de profissionais e a melhoria da qualidade de vida das crianças. Acreditamos que esse é apenas o começo de uma jornada que trará ainda mais frutos”, finaliza.

Fonte: Uespi