Uespi realizará I Simpósio Internacional em Narrativas Latino-americanas

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 01/08/2024 08h54, última modificação 01/08/2024 08h54
O evento ocorrerá no período de 18 a 20 de setembro de 2024, em formato totalmente remoto.

O I Simpósio Internacional em Narrativas Latino-americanas: Perspectivas Contemporâneas, Gênero, História e Metaficção é promovido pelo Grupo de Estudos Metaficcionais em Narrativas Literárias (GEMETAFIC) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS) da UESPI e ocorrerá de 18 a 20 de setembro de 2024, em formato totalmente remoto. O evento, que se propõe a ampliar e aprofundar as discussões iniciadas no simpósio de 2023, visa fomentar o intercâmbio cultural e promover o diálogo entre pesquisadores, escritores, críticos e leitores sobre literatura, gênero e metaficção na América Latina.

Confira abaixo uma entrevista que a ASCOM UESPI fez com uma das organizadoras do evento, a Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes.

Grupo de Estudos Metaficcionais em Narrativas Literárias

Ascom: Qual é o objetivo principal do evento internacional promovido pelo GEMETAFIC?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: O Grupo de Estudos Metaficcionais em Narrativas Literárias – GEMETAFIC é dedicado a explorar as relações que a literatura mantém com a história, sua autoconsciência ficcional e sua construção metaficcional. Promove o I Simpósio Internacional em Narrativas Latino-americanas: perspectivas contemporâneas, gênero, história e metaficção com o objetivo de investigar a metaficção e metaficção historiográfica em obras latino-americanas, temas que frequentemente se entrelaçam com questões de gênero, ditadura, exílio, memória e identidade, emergindo como pertinentes nas pesquisas do grupo. Além disso, o grupo fomenta discussões entre pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, escritores, críticos, acadêmicos, leitores e a comunidade acadêmica em geral, fortalecendo os laços culturais e as pesquisas entre os participantes do evento. O evento é coordenado por mim  e pela Pós-doutoranda do PPGLetras/UESPI, Márcia do Socorro da Silva Pinheiro, e é apoiado pela CAPES e CNPQ.

AscomQuais são os temas principais que serão abordados durante o evento?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: A coordenação do evento avalia e pressupõe que os temas mais abordados serão: Inovação Literária: Investigar como as obras literárias latino-americanas estão inovando em termos de estilo, forma e conteúdo, e como essas inovações dialogam com tradições literárias tanto regionais quanto globais; metaficção historiográfica: explorar como a metaficção é utilizada na literatura latino-americana, examinando obras que questionam e refletem sobre a própria natureza da narrativa e da ficção; questões de Gênero: discutir como as questões de gênero são representadas e problematizadas na literatura da América Latina, considerando tanto as perspectivas femininas quanto as de outras identidades de gênero; avanço do conhecimento acadêmico: Promover novas pesquisas e debates que aprofundem a compreensão da metaficção historiográfica, questões de gênero e literatura latino-americana, ditadura ,exilio, contribuindo para o avanço teórico e metodológico nesses campos temáticos.

Ascom: Qual é a expectativa em relação ao impacto do evento para o campo de estudo

abordado pelo GEMETAFIC?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: A nossa expectativa está pautada no fator: impacto cultural e social que é: aumentar a conscientização sobre a importância da literatura , história e das questões de gênero na América Latina, tanto dentro do meio acadêmico quanto fora dele, promovendo um maior engajamento com essas temáticas na sociedade; já no que envolve o intercâmbio intercultural, prevemos a estimulação de um intercâmbio intercultural que enriqueça o entendimento das tradições literárias e culturais da América Latina, promovendo um diálogo entre diferentes perspectivas e experiências. Outro fator positivo é o de fortalecimento das linhas de pesquisa do nosso Programa de Pós –Graduação em Letras –PPGLETRAS/UESPI.

Ascom: Como você acredita que o evento pode contribuir para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento do PPGLetras/UESPI?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: A nossa perspectiva é que I Simpósio Internacional em Narrativas Latino-americanas: perspectivas contemporâneas, gênero, história e metaficção possa integrar pesquisadores para assim facilitar a criação de redes de colaboração entre pesquisadores de diversas instituições e países, fortalecendo a comunidade acadêmica dedicada a esses temas e fomentando projetos interdisciplinares.

Ascom: Qual é a expectativa em relação ao impacto do evento e contribuição para a comunidade acadêmica?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: O evento possibilitara a formação de novos pesquisadores para inspirar e motivar estudantes e jovens pesquisadores a se dedicarem aos temas que serão discutidos, oferecendo oportunidades de aprendizado, orientação e networking.

Ascom: Como o evento pode influenciar ou contribuir para as pesquisas e projetos em andamento no GEMETAFIC e no PPGLetras/UESPI?

Professora Doutora Maria Suely de Oliveira Lopes: Acreditamos que a participação em um evento internacional permite que os membros do PPGL e do GEMETAFIC tenham acesso às pesquisas mais recentes e inovadoras em suas áreas de estudo, o que pode inspirar novas linhas de investigação e de metodologias.

As inscrições para submissão de simpósios estão abertas até 10 de agosto de 2024. Mais informações e normas para submissão estão disponíveis no site oficial do evento: www.gemetafic.com.br.

-------------------------------------------------------------

Fonte: Uespi