SIUFPI 2024: Impacto das Tecnologias na Saúde Mental será foco do XI SEMAE

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 24/10/2024 10h40, última modificação 24/10/2024 10h40
O tema será Inteligência Artificial e Bem-estar Psicossocial

A 6ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) ocorrerá de 4 a 8 de novembro de 2024. No dia 7 de novembro, o XI Seminário de Assistência Estudantil (XI SEMAE) terá como tema  "Inteligência Artificial e Bem-estar Psicossocial". A abertura do evento será realizada no Cine Teatro da UFPI, com transmissão ao vivo pelo canal TVUFPI, no YouTube.

 

O evento abordará o impacto da Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem e na saúde mental dos estudantes, refletindo as demandas por suporte emocional diante dos desafios da vida acadêmica e no contexto das inovações tecnológicas. O tema do XI SEMAE está alinhado ao eixo central do SIUFPI 2024: "A Inteligência Artificial e a Universidade: Oportunidades e Desafios para o Ambiente Acadêmico".

 

Segundo Patrick Veras Quelemes, cirurgião-dentista e membro da Comissão Organizadora do XI SEMAE, “A escolha da inteligência artificial como tema do SIUFPI foi uma excelente decisão. Apesar do desafio inicial de unir esse tema com a assistência estudantil, percebemos, por meio do contato com demandas dos próprios alunos, que a inteligência artificial está presente em várias ferramentas cotidianas no âmbito acadêmico e pessoal, trazendo questões relacionadas à saúde mental, como ansiedade e depressão, à medida em que há uma necessidade de se lidar com sobrecarga de informações”.

 

A palestra de abertura, intitulada “Impacto da Inteligência Artificial na Saúde Mental: Desafios e Possibilidades”, será conduzida pela psicóloga Karen Priscila Del Rio Szupszynski, professora da PUC-RS e pesquisadora na área. Logo após esse momento de acolhida e reflexão, cada um dos Campi elaborou em suas programações, alinhadas às demandas e contextos de cada local, uma gama de palestras, rodas de conversa, oficina e talk shows.

 

Saúde Mental na Universidade


A busca por apoio psicológico no ambiente universitário ganhou ainda mais relevância desde a pandemia, devido aos desafios enfrentados pelos(as) estudantes ao equilibrar estudos, vida pessoal e trabalho. Essas diferentes realidades e pressões reforçam a urgência de um debate mais amplo e aprofundado dentro das instituições de ensino superior.

 

Nesse contexto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) oferece o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI). Esse serviço de psicologia escolar e educacional promove ações voltadas para a saúde mental da comunidade universitária, com o objetivo de contribuir para o processo educacional e o desenvolvimento integral dos(as) estudantes.

 

Além do SAPSI, a PRAEC oferece outros serviços de apoio aos(as) estudantes da UFPI, como: atendimento odontológico, pedagógico e social. O intuito é que os estudantes enxerguem a Universidade não apenas como um espaço acadêmico, mas também como um ambiente acolhedor, onde podem encontrar suporte durante toda sua trajetória de formação profissional.

 

Confira a programação completa do XI SEMAE.

 

Fonte: UFPI

Edição: Site Rádio Assembleia