Sempi disponibiliza o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/10/2024 08h50, última modificação 09/10/2024 08h50
O documento representa um esforço conjunto do governo estadual, dos municípios e do sistema de justiça

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) disponibiliza o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, documento que busca consolidar a política integrada para o combate à violência de gênero no estado. A iniciativa visa garantir os direitos fundamentais de todas as mulheres, conforme assegurado pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340), que reconhece o direito à vida livre de violência, preservação da saúde física e mental e o desenvolvimento moral, intelectual e social das mulheres.

 

O Pacto representa um esforço conjunto do governo estadual, dos municípios e do sistema de justiça para garantir ações de prevenção e combate à violência e de assistência e proteção às mulheres.

 

Avanço importante na intersetorialidade, o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres promove a inclusão de um orçamento sensível ao gênero. O documento também reforça o compromisso com mulheres de diversos contextos e realidades, como mulheres negras, LBTs, quilombolas, rurais, urbanas, idosas e das periferias, garantindo que todas sejam lembradas e protegidas pelas políticas públicas estaduais.

 

A disponibilização do Pacto nas plataformas digitais contribuirá para as pesquisas na luta contra a violência de gênero no Piauí.

 

Você pode acessar o pacto AQUI.

WhatsApp Image 2024-10-08 at 14.53.52.jpeg

 

Fonte: Sempi

Edição: Site Rádio Assembleia