Secretaria das Mulheres lança Edital de Chamamento Público LBTs e selo “Mais Mulheres”
A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) lançou, na manhã desta sexta-feira (06), o Edital de Chamamento Público LBTs e do Selo de Responsabilidade Social “Mais Mulheres”. O objetivo é buscar sensibilizar a sociedade para o respeito às mulheres LBTS ao tempo que reconhece os trabalhos desenvolvidos nas empresas de equidade de gênero e que contribui para o enfrentamento a violência doméstica e familiar.
O Edital de Chamamento Público LBTs serve para a execução de projetos de investimento e de formação em autonomia econômica e cuidados para mulheres lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.
A secretária da Sempi, Zenaide Lustosa, destacou a realidade das mulheres LBGTs e como este edital pode contribuir para a sociedade. “São mulheres triplamente invisibilizadas dentro da sociedade, que possuem dificuldade de acessar o mercado de trabalho. Então, essa é uma iniciativa, com mais de dez projetos, que oportuniza o crescimento feminino no Piauí”, explicou.
A diretora de Promoção da Cidadania LGBT, Joseane Borges, evidenciou como o edital é um aliado para promover apoio à comunidade. “Esse edital apoia entidades da sociedade civil para que elas possam se estruturar e lutar por políticas públicas efetivas e eficazes. A Sempi acertou muito nessa grande ação, por desenvolver tantas ações de proteção às comunidades LGBTs”.
Em sua participação, Sônia Terra, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), pontuou como o Edital de Chamamento Público LBTs contribuirá com o futuro de oportunidades dessa comunidade. “Esse edital oportuniza à comunidade de mulheres, principalmente trans, se capacitarem, para assegurar uma geração de emprego e renda. Assim, elas aperfeiçoam seus afazeres, seus empreendimentos e conseguem ser cada vez mais inclusas”, disse.
Além disso, durante o evento a Sempi lançou o Selo de Responsabilidade Social “Mais Mulheres”, instituído pela lei nº 8.120, de 23 de agosto de 2023, voltado para empresas públicas, privadas e instituição que promovam a inserção, no mercado de trabalho, de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, desenvolvem ações, formação, qualificação das mulheres para que exista uma equidade de gênero nas empresas. Portanto, as empresas que preocupam-se com as mulheres contribuem diretamente para o Feminicídio Zero e o fortalecimento das mulheres para que não haja silêncio diante de qualquer violência.
“Avançamos pelo feminicídio zero através do comprometimento do estado e sociedade civil e quando reconhecemos que uma empresa desenvolve ações e projetos de equidade de gênero, sabemos que neste espaço a mulher se sente segura e nenhuma violência será tolerada”, aponta Zenaide Lustosa.
Para participar do Edital do Chamamento Público LBT e do Selo Mais Mulheres, acesse o site da Sempi ou encaminhe e-mail para dúvidas: sempimulheres@sempi.pi.gov.br.
O evento contou com a participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa; diretora de Promoção da Cidadania LGBT, Joseane Borges; coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão, Letícia Gualter; coordenadora de Relações Internas e Externas da Etipi, Crislandia Gerusa; superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra; diretor-chefe do Gabinete do Interpi, Rhubens Ribeiro; comandante do Comando de Polícia Comunitária, Coronel Elza Rodrigues; e a rede de proteção das mulheres e sociedade civil.
CRONOGRAMA LBT
CRONOGRAMA SELO MAIS MULHERES
Fonte: Sempi