Registre-se emite mais de 5 mil documentações cíveis no 1º semestre de 2024

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/07/2024 08h32, última modificação 16/07/2024 08h32
É uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí.

Com o objetivo de disponibilizar serviços gratuitos à população, a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí realizou, durante a Semana Nacional do Registro Civil-Registre-se!, que ocorreu em maio de 2024, em Teresina, 4.389 (quatro mil, trezentas e oitenta e nove) emissões de documentações cíveis, como a 2ª via das Certidões de Nascimento e Casamento. Já no mês de junho, o Registre-se! Esperantina efetivou 998 (novecentos e noventa e oito) emissões de documentações cíveis, atendendo todos os municípios da Comarca e região.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, a ação parte de uma iniciativa do Judiciário em combater o sub-registro civil no Estado, bem como facilitar a emissão de documentações essenciais ao exercício da cidadania, visando a garantia dos direitos fundamentais às populações em situação de vulnerabilidade

“Estamos encerrando o primeiro semestre de 2024 com muitas realizações no Foro Extrajudicial piauiense, e para a segunda metade do ano temos mais projetos programados, como as Semanas do Registre-se! nas Comarcas de São Raimundo Nonato e Bom Jesus que, assim como demais, são fundamentais ao combate do sub-registro no Estado”, afirma o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí, Carlos Augusto Arantes Júnior.

II Semana Nacional do Registro Civil em Teresina

Sediada no Centro Cultural Clube dos Diários, a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí realizou, do dia 13 ao dia 17 de maio de 2024, a II Semana Nacional do Registro Civil-Registre-se!, em Teresina. Nesta segunda edição, os serviços foram disponibilizados às populações em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, indígenas, egressos do cárcere de Teresina e região, bem como público geral.

A ação contou com instituições parceiras diversas, como a Justiça Itinerante, Defensoria Pública, cartórios da zona metropolitana de Teresina, dentre outras, e ocorreu simultaneamente em Teresina – no Clube dos Diários e unidades prisionais – e na Associação dos Povos Indígenas de Nazaré, na Comarca de Pedro II, por dois dias.

Registre-se! Esperantina

A Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí realizou, de 25 a 28 de junho, a Semana do Registro Civil-Registre-se! na Comarca de Esperantina, a 185 km de Teresina. A ação ocorreu no Fórum da Comarca, e levou atendimentos gratuitos, simplificados e orientadores à população da região, emitindo 998 (novecentas e noventa e oito) documentações cíveis.

.............................................................................

Fonte: TJ-PI