Projetos de alunos da rede estadual são selecionados para representar o Piauí na Expo Favela Innovation Brasil

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 06/08/2024 07h45, última modificação 05/08/2024 15h25
As iniciativas selecionadas foram os Projetos AEE Buddy, desenvolvido por alunos do CETI Liceu Parnaibano, Projeto Kakau, do CEEP José Pacífico de Moura Neto, e Moda Indígena Ancestral, apresentada por estudantes da Escola Indígena Oka ka Inaminanoco.

Três projetos desenvolvidos por estudantes das escolas públicas estaduais do Piauí foram escolhidos para representar o estado durante a Expo Favela Innovation Brasil, que será realizada em São Paulo, no mês de dezembro.  A seleção ocorreu no último final de semana, durante a programação da edição regional do evento, no Sesc Cajuína, em Teresina.

As iniciativas selecionadas foram os Projetos AEE Buddy, desenvolvido por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Liceu Parnaibano, Projeto Kakau, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, e Moda Indígena Ancestral, apresentada por estudantes da Escola Indígena Oka ka Inaminanoco.

Vencedor da primeira edição do Seduckathon, o AEE Buddy é um sistema criado para analisar comportamentos e emoções de alunos nas Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma melhor compreensão dos padrões comportamentais dos estudantes.

Desenvolvido por alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto, de Teresina, o Projeto Kakau é um aplicativo com características gamers, que estimula o raciocínio lógico de crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ferramenta auxilia pais e responsáveis em atividades diversas da rotina infantil.

O projeto Moda Indígena Ancestral leva ao público a memória dos Povos Warao e Guajajara, em uma coleção com pinturas em roupas, biojoias, artesania de tramas, adereços de miçangas de produtos extraídos das florestas e desenhos produzidos por alunos do CETI Oka Ka Inaminanoko e indígenas da Aldeia Ukair.

A Escola Indígena está localizada no bairro Planalto Bela Vista, também em Teresina, e conta com uma estrutura voltada para atender as comunidades indígenas da região do Entre Rios, das Etnias Guajajara e Warao, e que possuem domicílio na capital.

EXPO FAVELA INNOVATION BRASIL

A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que prestigia empreendedores de regiões periféricas de todo o Brasil. Após visitar todos os estados brasileiros em edições regionais, o evento se encerra em dezembro, com a edição nacional, em São Paulo.

-------------------------------------------------------------

Fonte: Ccom