Projeto de Extensão da UFPI leva prevenção de zoonoses a tutores de cães e gatos em Teresina

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/10/2024 14h32, última modificação 05/10/2024 14h32
Os estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPI levam o conhecimento adquirido em sala de aula

O projeto de extensão “PREVVET: Prevenção de parasitoses zoonóticas em cães e gatos do município de Teresina, PI”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Parasitologia Animal (GEPPA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações sobre parasitos e doenças zoonóticas. Coordenado pela professora Luanna Evangelista, do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, o projeto tem como objetivo conscientizar tutores de cães e gatos sobre a importância da prevenção de doenças parasitárias, que afetam tanto os animais quanto os seres humanos.

 

Por meio de ações realizadas em praças e parques públicos de Teresina, os estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPI levam o conhecimento adquirido em sala de aula diretamente à população, promovendo a troca de experiências e esclarecendo dúvidas sobre a saúde dos animais. O projeto busca educar sobre a prevenção de parasitos em animais domésticos, e também alertar sobre as consequências dessas doenças para os seres humanos, reforçando a importância do controle ambiental.

 

Segundo o estudante de Medicina Veterinária, Thiago Cardoso Ferreira, o PREVVET é uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para a comunidade. “Faço parte do PREVVET, que é um projeto que já dura dois anos e é de prevenção às doenças parasitárias em cães e gatos. Em nossas ações, buscamos falar sobre alguns enfoques na prevenção dos animais, prevenção do ambiente e, consequentemente, a prevenção da gente, que vem de consequência”, destaca.

 

O projeto de extensão oferece uma oportunidade única para os estudantes interagirem com a sociedade e aplicarem, na prática, o conhecimento teórico adquirido, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e promovendo a saúde pública. Ao levar informação a tutores de animais, o PREVVET contribui para a conscientização sobre medidas profiláticas que beneficiam tanto os pets quanto seus tutores.


Fonte: Ufpi

Edição: Site Rádio Assembleia