População do Piauí foi a que mais tomou pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/05/2024 10h07, última modificação 25/05/2024 10h07
Cerca de 21% da população piauiense, de 5 anos ou mais de idade, teve Covid 19.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou nesta sexta-feira (24/05), resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada em parceria com o Ministério da Saúde, abordando a temática da COVID-19 no primeiro trimestre de 2023. Para isso, foi incluído no questionário da pesquisa, um módulo suplementar de perguntas, aplicado a todos os moradores dos domicílios que tinham 5 anos ou mais de idade, para a investigação de aspectos relacionados à doença, incluindo a vacinação, a ocorrência da infecção e a persistência de seus sintomas.

No Piauí, de acordo com a pesquisa, até o primeiro trimestre de 2023 cerca de 96,7% das pes- soas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19, maior proporção da população dentre todos os estados do país. Entre os homens cerca de 96,5% tinha tomado pelo menos uma dose, e entre as mulheres esse número foi um pouco superior, cerca 97,0%. Em termos de grupos etários, cerca de 92,7% da população de 5 a 17 anos de idade apresentou vacinação de uma dose apenas, enquanto que cerca de 97,8% da população de 18 anos ou mais de idade também o fez.

No Brasil, cerca de 93,9% das pessoas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19 até o primeiro trimestre de 2023, um total de 2,8 pontos percentuais a menos que a média registrada pelo Piauí (96,7%). Entre os homens cerca de 93,0% tinha tomado pelo menos uma dose, e entre as mulheres esse número foi de 94,8%. Em termos de grupos etários, cerca de 84,5% da população de 5 a 17 anos de idade apresentou vacinação de uma dose apenas, enquanto que cerca de 96,1% da população de 18 anos ou mais de idade o fez. Com relação à situação do domicílio, 94,2% das pessoas de 5 anos ou mais de idade residentes em áreas urbanas tomaram pelo menos uma dose de algum imunizante contra a COVID-19, enquanto nas áreas rurais esse percentual foi 92,3%.

Dentre os estados da federação, os que apresentaram as menores proporções de vacinação da população com apenas uma dose tomada foram: Roraima, com 81,6%; Rondônia, com 85,6%; e Tocantins, com 86,8%. Na análise por Grandes Regiões, observa-se que a região Sudeste, que é a mais populosa do Brasil, registrou a maior proporção de pessoas de 5 anos ou mais de idade com pelo menos uma dose de vacina (95,9%), seguida das Regiões Nordeste (94,0%); Sul (93,1%); Centro-Oeste (91,0%); e Norte (88,2%).

O Programa Nacional de Imunizações - PNI considera como indivíduo vacinado aquele que possui o esquema primário de duas doses de vacina contra a COVID-19, e define que a meta de cobertura vacinal é de 90,0%. Dessa forma, a pesquisa perguntou aos entrevistados acerca do número de doses de vacina contra a doença que cada morador havia tomado até a data da entrevista, no primeiro trimestre de 2023, o que compreende a soma de todas as doses que a pessoa tomou, independentemente de seu fabricante, de serem doses do esquema primário ou de reforço, ou mesmo de terem sido tomadas no Brasil ou no exterior. Para a análise dos resultados, foram separados também dois grupos etários: pessoas de 5 a 17 anos (crianças e adolescentes) e de 18 anos ou mais (adultos), pois o primeiro grupo teve a sua imunização iniciada em uma etapa posterior à campanha de vacinação contra a COVID-19 dos adultos. É importante observar que a resposta para esse quesito se baseou na percepção do informante, e não houve necessidade de comprovação, na entrevista, do número de doses de vacinas tomadas.

Apesar de o Piauí ter sido o estado que registrou a maior proporção do país onde a população de 5 anos ou mais de idade tomou pelo menos uma dose da vacina, com 96,7% daquele grupo etário, ao analisar-se a complementação do esquema vacinal contra a Covid 19, com a população que tomou todas as doses recomendadas, o Piauí cai para a 9ª. posição dentre os estados, tendo registrado 59,40% da população vacinada. A média do país foi de 58,60%, com 0,8 ponto percentual abaixo do que foi registrado para o Piauí. As unidades da federação com os maiores indicadores da população que tomou todas as doses recomendadas da vacina foram: Pernambuco (67,60%), Distrito Federal (67,50%) e Amapá (66,60%). Os menores indicadores de vacinação foram os de: Roraima (35,50%), Pará (37,20%) e Maranhão (38,0%).

Até o primeiro trimestre de 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE registrou que no Piauí cerca de 21,4% das pessoas de 5 anos ou mais de idade havia informado que teve COVID 19 confirmada por teste ou diagnóstico médico, sendo de 19,5% a proporção de homens e de 23,2% a de mulheres. No país, a média total foi de 27,4% daquela parce la da população, com 6 pontos percentuais acima da média registrada no Piauí. O Distrito Federal foi a unidade da federação que registrou maior proporção, com 39,3%, seguido de Goiás, com 35,5%. Os menores indicadores foram de Alagoas, com 13,7%, e de Sergipe, com 16,2%.

.................................................................................

Fonte: Agência IBGE de Notícias - Imagem:

Edição: Site Rádio Alepi FM