Piauí lidera ranking nacional de registro de empresas
O Piauí foi reconhecido como o estado mais rápido do Brasil no tempo médio de registro de empresas, conforme o ranking anual divulgado pelo REDESIM. Durante 11 meses de 2024, o estado ocupou a primeira posição, chegando a alcançar uma média de apenas 28 minutos para registro.
Essa conquista é resultado das melhorias contínuas e inovações tecnológicas implementadas pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) ao longo do ano, consolidando o Piauí como referência nacional em celeridade e eficiência. Em julho de 2023, a Jucepi atingiu um recorde, com o registro de empresas realizado em 22 minutos, marca inédita entre as Juntas Comerciais do Brasil.
O registro de empresa é o processo realizado pela Junta Comercial que envolve a abertura, alteração ou fechamento de empresas. Antes, esses procedimentos poderiam levar dias, até semanas, para serem concluídos. Hoje, graças à modernização, são realizados em poucos minutos ou horas. No Piauí, a média de tempo é de cerca de uma hora, em relação aos demais estados do País.
Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto (foto), o reconhecimento reflete o comprometimento da equipe e o apoio das ações governamentais. “Para nós, isso é muito positivo, é um esforço de todos e também uma exigência do nosso governador. O governador Rafael Fonteles sempre busca o que há de melhor para o nosso público e faz questão de que seja assim. Então, para nós, é algo muito interessante e que nos deixa muito orgulhosos de continuarmos em primeiro lugar no ranking", destaca a gestora.
Além dessa conquista, a Jucepi implementou ações relacionadas à ampliação dos serviços do Portal Gov.PI Empresas, integração com Gov.PI Cidadão e Pagamento via PIX, além de apresentar resultados importantes como a digitalização de serviços de leiloeiros, deferimento automático de livros societários e avanços na operacionalização da REDESIM.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da entidade com a modernização dos processos e a melhoria contínua dos serviços oferecidos, contribuindo para tornar o ambiente de negócios no Piauí mais atrativo e competitivo.
Fonte: Jucepi