Piauí intensifica combate ao feminicídio com campanha "21 Dias de Ativismo"

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 06/11/2024 09h16, última modificação 06/11/2024 09h16
Ao longo do mês de novembro, a Secretaria das Mulheres realizará diversas ações, como o Ônibus Lilás

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), lança a campanha “21 Dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero”. A iniciativa, que acontece durante todo o mês de novembro, marca o Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 e visa conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher, especialmente as mulheres negras, que são as mais vulneráveis.


Ao longo do mês, a  Sempi realizará diversas ações, como o Ônibus Lilás, que levará serviços e informações à população, palestras em escolas e universidades, rodas de conversa com a comunidade e a campanha “Ei, mermã, não se cale!”, que incentiva as mulheres a denunciarem casos de violência. 


Uma das ações será a Blitz “21 Dias de Ativismo”, que acontecerá em locais de grande circulação, oferecendo informações sobre os canais de denúncia, como o Disque 180 e a Central de Atendimento às Mulheres através do número: 0800 000 1673.


A campanha pretende divulgar a Casa da Mulher Brasileira, localizada no Aeroporto, em Teresina, como um local de atendimento. A Blitz também oferecerá um espaço para esclarecer dúvidas sobre o que caracteriza violência segundo a Lei Maria da Penha. 


A secretária Zenaide Lustosa destaca a importância da participação de todos na luta contra o feminicídio: “A temática desse ano vem no sentido de ampliarmos o debate do enfrentamento à violência de gênero, junto aos diversos públicos, homens e mulheres, para que possamos, efetivamente, atingir essa meta do Feminicídio Zero, e manter  as mulheres vivas”, finaliza. 


A campanha será encerrada no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.


A origem da campanha


A campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma mobilização mundial que começou em 1991, promovida inicialmente por ativistas de direitos das mulheres no Women’s Global Leadership Institute. O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre a violência baseada no gênero e promover o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres. A escolha das datas reflete a convergência de várias agendas globais, como as descritas abaixo.


20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 

25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

1º de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS, ressaltando os desafios enfrentados pelas mulheres na prevenção e tratamento da doença.

6 de dezembro: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco).

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos.


O período entre 25 de novembro e 10 de dezembro foi estabelecido para marcar essa luta, destacando a conexão entre o combate à violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos universais.  


Confira a programação:  

 

 

WhatsApp Image 2024-11-05 at 14.19.55.jpeg 


Fonte: Sempi

Edição: Site Rádio Assembleia