Operação Natal Seguro: Imepi intensifica fiscalização de produtos natalinos e brinquedos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 03/12/2024 09h12, última modificação 03/12/2024 09h12
A fiscalização acontece em Teresina e será estendida para diversos municípios do interior do estado.

Fiscais do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciaram, nesta segunda-feira (2), a Operação Natal Seguro. A fiscalização acontece em Teresina e será estendida para diversos municípios do interior. O foco são os produtos natalinos. A operação ocorre em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

A fiscalização abrangerá produtos de alta demanda no período, como iluminação natalina (pisca-pisca e mangueiras), brinquedos e bicicletas infantis. Além disso, serão coletados alimentos típicos da ceia de Natal, como panetones, frutas cristalizadas, frios, biscoitos, ameixas, perus e chester, para verificação de peso e qualidade em supermercados e mercadinhos.

 

Após a coleta, é marcado uma perícia no laboratório do Imepi com a presença do representante da empresa, a fim de checar o peso do produto e demais informações contidas no rótulo da embalagem.

 

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a Operação Natal Seguro tem o objetivo de coibir a venda de produtos irregulares e evitar que o consumidor seja lesado na hora de fazer sua compra.

 

“Essa ação busca impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares ou de procedência duvidosa que apresentem perigos para o consumidor. No caso de brinquedos e bicicletas, a operação pretende identificar produtos que não tenham passado pelo processo de avaliação da conformidade. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificarão as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugues e tomadas. Vamos intensificar a coleta de produtos usados na ceia de natal para checar se o que está contido na embalagem corresponde ao peso final do produto”, explica.

 

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma permissão ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.

 

Fonte: Imepi