Opções de lazer serão ampliadas nos municípios piauienses com instalação de brinquedopraças

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 27/12/2024 07h30, última modificação 26/12/2024 18h30
Já foram investidos R$ 2,5 milhões em ações em 20 cidades de diversos territórios de desenvolvimento do Piauí.

As opções de lazer para a criançada de vários municípios do Piauí estão sendo ampliadas. O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Pacto Pelas Crianças do Piauí, a Secretaria das Cidades (Secid) e Secretaria da Educação (Seduc), está implantando 21 brinquedopraças em diversos municípios, parte do conjunto de 100 que serão instaladas por todo o estado. O objetivo é fortalecer as ações voltadas para a primeira infância no estado.

 

A instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para a criançada brincar e desenvolver habilidades motoras e cognitivas, interagir e aproveitar momentos de lazer ao ar livre. “Com a entrega dessas áreas de recreação, o governo reforça um compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças piauienses”, comenta a secretária das Cidades, Vilani Silva.

 

Duas brinquedopraças já foram entregues para a população, nos bairros Parque Rodoviário e Esplanada, zona sul de Teresina. “É o que estava faltando para nossas crianças dentro da nossa comunidade. Veio na hora certa, no momento certo. É uma coisa maravilhosa”, destaca a presidente da Associação de Moradores do Parque Rodoviário, Rosângela Machado.

 

A Secretaria das Cidades está executando a reforma de praças nos municípios para revitalizar e readequar os espaços para que possam receber a instalação dos brinquedos por meio da Secretaria da Educação. A ação é coordenada pela primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, e faz parte das metas do Pacto Pelas Crianças do Piauí.

 

Já foram investidos R$ 2.509.339,84 em ações nos municípios de Caraúbas do Piauí, Belém do Piauí, Cocal, Francisco Macedo, Joca Marques, Lagoinha do Piauí, Matias Olímpio, Monte Alegre do Piauí, Novo Oriente, Parnaguá, Passagem Franca, Paulistana, Piripiri, Regeneração, Riacho Frio, São Miguel da Baixa Grande, São Raimundo Nonato, Simões, Teresina e Vera Mendes.


Fonte: Secid