OAB-PI sediará I Congresso Internacional e Intersetorial sobre Inclusão Social

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 10/04/2023 20h20, última modificação 10/04/2023 20h20
O evento acontece entre os dias 11, 12 e 13 de abril de 2023 no auditório da OAB-PI

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), promoverá, em parceria com a Fundação Bastos, o I Congresso Internacional e Intersetorial sobre inclusão social, nos dias 11, 12 e 13 de abril deste ano. O evento terá como temática central as repercussões do autismo, deficiências múltiplas, inclusive as invisíveis, e doenças raras. Serão 24 oficinas e sete palestrantes de vários países versando sobre este assunto.

 

Em reunião, realizada na sede da instituição, com representantes da OAB-PI e da Fundação Bastos, foram debatidos os nomes dos participantes que realizarão palestras e trarão a sua contribuição acerca da temática.

 

A Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia, detalhou que estão preparando um grande evento, que marcará por certo o calendário de discussões dos temas afeitos. “Vamos trabalhar com temas como autismo, síndrome de down, doenças raras, deficiências múltiplas e invisíveis. Vamos pensar na inclusão social efetiva. Para tanto, estamos também fazendo convênios com Estados e Municípios”, concluiu.

 

O Congresso vai funcionar de forma interdisciplinar e vai trabalhar questões como a geração de emprego e renda, o acesso à educação e ao esporte e a inclusão social em seu aspecto mais amplo. Élida Fabrícia destaca a importância das questões que serão debatidas: ‘’ Os serviços não serão só para pessoas acometidas por doenças, mas para os familiares que muitas vezes não têm condições de ter um trabalho, tendo em vista as necessidades de cuidados.’’

 

A OAB-PI está buscando tratativas com órgãos do poder público para a adoção oficial do Cordão Girassol, instrumento internacional de identificação de pessoas com deficiências invisíveis.

 

O evento contará com oficinas e a participação de diversos palestrantes nacionais e internacionais, como Simão Dombaxi, professor de língua gestual da Angola, e a influenciadora Ivy Faria, filha do senador Romário Faria (PL) que é portadora da Síndrome de Down.

 

O segundo lote de ingressos para o evento custa R$ 250, mas estudantes pagam metade do valor mais dois quilos de alimento não perecível. Para conferir o cronograma completo de atividades e realizar e a incrição basta acessar o site clicando AQUI.

 

 

Fonte: Ascom OAB-PI

Imagem: Divulgação OAB-PI

Edição Site rádio Assembleia