Museu do Piauí prolonga festas juninas com duas exposições

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 22/06/2023 18h05, última modificação 22/06/2023 18h05
A abertura está marcada para a próxima terça (27), a partir das 15h.

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes recebe as exposições individuais “Enquanto houver bumba, valeu o boi”, do artista JM Abreu, e “Raízes”, de Osani Arimatéa. As exposições celebram a tradição junina e propõe prolongar as festividades do mês no museu. A abertura está marcada para a próxima terça-feira (27), a partir das 15h. As duas exposições de curta duração, ficam disponíveis até o dia 02  de agosto, nas galerias do Museu do Piauí.

 

Enquanto houver bumba, valeu o boi!


Por cerca de meio século, o trabalho do artista plástico piauiense João Moraes Abreu (JM Abreu) tem sido objeto de apreciação muito além das divisas do estado. A riqueza de cores e de detalhes da sua obra leva a cultura piauiense a acervos e exposições Brasil afora e para outros países, como Itália, Suécia, Luxemburgo e Bulgária.

 

Recluso por cerca de 10 anos, em que não expõe no Piauí, na mostra “Enquanto houver bumba, valeu o boi”, J M Abreu reapresenta sua pintura ao público que ainda não conhece o seu trabalho. São mais de 40 obras, a maioria acrílica sobre tela, retratando o folclore piauiense, do bumba meu boi ao cabeça de cuia, da mulher rendeira aos potes de cerâmica. Conferir sua mais recente produção é um convite ao mergulho na nordestinidade e no orgulho de pertencer ao povo dessa terra, filha do sol do Equador.

 

Raízes

Em sentidos multifacetados, a exposição Raízes convida o público a uma imersão em memórias afetivas de sua infância carregada de delicadezas típicas do interior do Piauí. A exposição Raízes reúne uma série de obras com técnicas variadas, como impressão em xilogravuras, monotipias, acrílica em tela, nanquim, dentre outras.

 

O traço de Osani revela, nessa expografia, sua admiração por elementos da natureza, como fauna e flora, que explodem em cores organicamente conectadas em suas telas. Osani integra o Programa Educativo Cultural do Museu do Piauí. Já participou de inúmeras exposições coletivas no Piauí. Possui vasta experiência em processos de montagem e curadoria de exposições no Museu do Piauí. Raízes, é, no entanto, sua primeira exposição individual.

 

 

 

Serviço:

O Museu do Piauí fica na rua Areolino de Abreu, Centro de Teresina. Funciona de terça-feira à sexta-feira, de 8h às 17h30; e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada nas exposições é franca. Além das duas exposições, é possível mergulhar ainda mais na tradição cultural piauiense através da visitação ao acervo de longa duração da instituição.

 

Fonte:Ascom Secult

Imagem:Divulgação/Secult