MPPI promove evento para incentivar doação de órgãos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/09/2024 07h42, última modificação 25/09/2024 07h42
A atividade ocorrerá no auditório da sede leste do MPPI, em Teresina, sexta (27), a partir das 9h.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, realizará, nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, uma roda de conversa sobre doação de órgãos. A atividade ocorrerá no auditório da sede leste do MPPI, em Teresina, a partir das 9h.

A roda de conversa ocorrerá como parte das ações do projeto “Doando Vidas – Inspirando Recomeços”, que tem reforçado a conscientização sobre a importância da Doação de Órgãos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é referência na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Apesar disso, a média brasileira de recusa familiar no ano de 2023 foi de 42%. No Piauí, este número foi ainda maior, cerca de 59%. A Secretaria de Saúde do Estado revelou que em 2023 foram realizadas 33 doações de múltiplos órgãos no Piauí. Este ano, só no primeiro semestre, foram contabilizadas 21 doações.

Nesse momento, também ocorre a campanha Setembro Verde, criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

As doações de órgãos podem ser feitas por pessoas vivas e falecidas. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula ou parte dos pulmões. O doador com diagnóstico de morte encefálica pode doar rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino, além de tecidos e veias.

Ao doar, uma pessoa pode salvar até oito vidas. O evento contará com a participação do promotor de Justiça Eny Pontes, idealizador do projeto; da diretora geral do Hospital de Olhos, Raquel Vilar; do coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Getúlio Vargas, João Gilson; do médico nefrologista Avelar Alves e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa.

Fonte: MPPI

Edição: Site Rádio Assembleia