MIS: Artistas piauienses agora possuem espaço dedicado a preservação e produção cultural
O local recebe o nome do artista piauiense Torquato Neto, um dos principais nomes do movimento cultural brasileiro Tropicália, e possui pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, revisão de filmes e digitalização de fotografias, biblioteca, restaurante, auditório, área para lojas, cafeteria e um salão externo.
“Esse espaço é algo monumental, são 10 ambientes que poderão ser usados pelos artistas da terra. Um legado deixado pelo prefeito Dr. Pessoa. Aqui será a casa dos produtores de cultura e dedicamos ao Torquato Neto, um ambiente mais qualificado da cultura do estado do Piauí e do Nordeste do Brasil”, disse o Prefeito Doutor Pessoa.
“O prefeito Doutor Pessoa determinou que essa obra fosse feita, houve um trabalho muito grande de engenharia, porque aqui foi feita a união de dois prédios. Ouso dizer que, depois da inauguração do Theatro 4 de Setembro, essa é a grande obra da cultura do Estado Piauí, a obra física e a obra cultural, física pela dimensão que tem e permite que se exerça várias atividades culturais. E cultural, pelo fato da homenagem ao poeta e por ser aberto aos artistas. Então, temos aqui um espaço que pulsa cultura e arte”, disse João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, secretários e artistas teresinense. A Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência do Maestro Aurélio Melo, fez a abertura do evento.
Para saudar o Poeta Torquato Neto, o ex ministro de minas e energia e ex secretário da Presidência da República, Moreira Franco, recordou a amizade a dedicação a arte e cultura. “É uma homenagem que vem fazer justiça. Embora Torquato tenha nos deixado com uma idade muito nova, ele deu uma contribuição inestimável para o avanço da cultura brasileira em um momento extremamente difícil, em que as liberdades eram contidas. Muito honrado estar aqui e acresce a isso, o fato de ter sido meu companheiro de infância. “, discorreu Franco.
A obra do Museu da Imagem e Som foi uma realização da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Centro. “O nome de Torquato Neto estará sempre presente, agora representado por um espaço vivo. Esta gestão entra para a história com mais esta entrega. Tal feito, integra o projeto de revitalização do Centro de Teresina. Foram muitas mãos e trabalhadores dedicados a esta construção. Por isso, hoje celebramos de forma muito expressiva este Museu”, disse o superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho.
O museu é muito mais que um espaço cultural; é um convite para celebrar a história e os artistas, que homenageia Torquato Neto. Vale ressaltar que as obras do poeta, conhecido como “Anjo Torto”, foram oficialmente reconhecidas como patrimônio imaterial do Brasil no final do ano passado, por meio da Lei nº 14.742. A lei foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e sancionada pelo governo em 1º de dezembro de 2023.
Fonte: Prefeitura de Teresina - Imagem: Prefeitura de Teresina