Mais de 445 mil carteiras de identidade nacional foram emitidas em um ano no PI

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/05/2024 13h35, última modificação 08/05/2024 13h07
Instituto opera 70 unidades de atendimento, distribuídas em 58 municípios piauienses.

O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) completa seu primeiro ano de operação, nesta sexta-feira (10), com um marco significativo na prestação de serviços de identificação civil. Desde sua implementação, foram emitidos mais de 445 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), em todo o Piauí. Segundo dados do Ministério da Justiça, o Piauí já emitiu um total de 529 mil identidades desde a implementação do novo documento no estado, em 2022.

 

Atualmente, o instituto opera 70 unidades de atendimento, distribuídas em 58 municípios piauienses. Dessas, 12 estão localizadas em Teresina, com dois postos dedicados ao atendimento especializado para Pessoas com Deficiência (PCDs). O objetivo é que até 2026 todos os municípios do estado possuam uma unidade de serviço digital próprio.

 

Além disso, o IIDFP estabeleceu sete centros de emissão da nova carteira em locais estratégicos, como Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras, Bom Jesus e Teresina, descentralizando o atendimento e agilizando a expedição da CIN em todo o estado.

 

Durante esse primeiro ano de operação, as ações sociais do IIDFP, realizadas em diferentes eventos e espaços, resultaram na emissão de 35 mil carteiras, demonstrando o compromisso com o acesso universal à identificação civil. 

 

"O instituto vai além do atendimento nos postos fixos, promovendo ações sociais e institucionais em todo o estado, servindo como um ponto de entrada para a cidadania e acesso a serviços essenciais. Essas iniciativas incluem ações itinerantes em diversas instituições públicas e privadas, sindicatos e praças públicas, e até mesmo visitas domiciliares e hospitalares a pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção", explicou o diretor-geral do IIDFP, Marcelo Mascarenha.  

 

Uma dessas parcerias com outras instituições, tem o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do programa "Justo Acesso", realizando um total de 21.618 atendimentos ao longo dos anos de 2023 e 2024.

 

"É importante ressaltar que a emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita no Piauí. Os documentos obrigatórios para emissão incluem CPF, comprovante de residência e certidões de nascimento e/ou casamento atualizadas, com selo de verificação e número de matrícula", concluiu Mascarenha.

 

.....................................................................................

 

Fonte: SSP

Edição: Rádio FM Alepi