Maio Laranja: TJ-PI agilizará análise e movimentação de processos envolvendo casos de estupro de vulnerável

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 05/05/2022 12h16, última modificação 05/05/2022 12h16
Campanha busca promover a conscientização contra a exploração e o abuso de crianças e adolescentes.

Agilizar a análise e a movimentação de processos envolvendo casos de estupro de vulnerável. Este é o objetivo do Poder Judiciário do Estado do Piauí ao longo de todo este mês, dentro da campanha #MaioLaranjaTJPI, lançada esta semana pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí e Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (Cejij). O Maio Laranja busca promover a conscientização contra a exploração e o abuso de crianças e adolescentes.

Apenas na 6ª Vara Criminal da comarca de Teresina, unidade judiciária que concentra o maior número de processos nesta classe, tramitam atualmente 245 processos referentes a estupro de vulnerável, segundo Painel de Monitoramento lançado durante a solenidade. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica do TJ-PI e permite o acompanhamento mensal dos processos relacionados à matéria.

Além de incentivar servidores e magistrados de primeiro grau do TJ-PI a priorizarem a análise e a movimentação de processos criminais relacionados a estupro de vulneráveis, a campanha #MaioLaranjaTJPI também prevê a realização de atividades educativas, publicações especias nas páginas eletrônicas e nos perfis em redes socais do TJ-PI, CGJ-PI e Seges/TJ-PI, visando à divulgação dos canais de denúncia e da rede de apoio à criança e ao adolescente vítimas de violência.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, ressaltou a importância da parceria com os demais órgãos que compõem o Sistema de Justiça para que a campanha seja bem-sucedida. “Essa é uma campanha de extrema relevância para a sociedade. São crimes que precisam desse olhar cuidadoso do Poder Judiciário e esperemos que, ao longo desse mês de maio, mas também durante todo o ano, nossos magistrados e servidores possam dar maior celeridade ao andamento desses processos”, declarou o desembargador-corregedor.

“Esta campanha visa a acelerar as ações do nosso Tribunal em relação ao combate à violência contra menores, seja ela psicológica ou física. Precisamos dar visibilidade a esse problema para seja combatido eficazmente. É preciso que a sociedade leve à frente o trabalho de proteger essas crianças para que eles cresçam com saúde para um futuro melhor do Brasil. Serão várias ações dentro do TJ-PI que englobarão essa temática. Estamos abrindo um espaço para dedicação maior a esses processos e chamando a atenção da sociedade para os canais oficiais de denúncia”, declarou o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira.

 

Painel de monitoramento

A secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Lanny Cléo, destaca que o TJ-PI desenvolveu um painel de monitoramento, com atualizações de conteúdo relacionado à exploração e o abuso infantil, que pretende dar mais visibilidade ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. “Trata-se de um painel que será atualizado mensalmente para acompanharmos a quantidade de processos qualificados como estupro de vulnerável e, assim, contribuirmos para o enfrentamento a esses tipos de violência”, explica.

 

Com informações TJ-PI

Imagem: TJ-PI