Lei do Hidrogênio Verde está em vigor

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 10/08/2024 08h05, última modificação 10/08/2024 08h48
A nova lei determina o aumento da participação do H2V como vetor para a produção de energia ofertada no Piauí.

“Um marco importante e regulatório para o Piauí quanto ao desenvolvimento da cadeia de valor do Hidrogênio Verde (H2V)”. Esta é avaliação do vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, com a sanção da lei que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde. Ricardo Castelo lembra que a política também contribui com a diminuição de emissão de carbono na atmosfera, de forma a proteger o meio ambiente.

 

A lei nº 8.459, de autoria do deputado estadual Fábio Novo, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e publicada na edição de quarta-feira (7) do Diário Oficial do Estado. A nova lei, já em vigor, determina o aumento da participação do H2V como vetor para a produção de energia ofertada no Piauí. Além disso, visa fomentar a cadeia produtiva, ou seja, de todos os arranjos com setores econômicos que envolvam geração, industrialização, armazenamento, transporte, distribuição e uso final de energia e seus derivados.

 

Os diversos movimentos realizados entre os anos de 2023 e 2024 pelo Governo do Estado, de acordo com Ricardo Castelo, agora contam também com a Lei 8.459, que vem para alavancar todo esse processo.

 

“Esse marco regulatório amplifica as diversas iniciativas já em desenvolvimento, pelo governador Rafael Fonteles. Iniciativas realizadas ou em curso, como a criação da Investe Piauí, ZPE, Porto de Luís Correia, 34 memorandos de entendimento, participação em feiras internacionais para atração de grandes empresas preparam o estado do Piauí para a nova industrialização e transição energética”, finaliza. 
 

--------------------------------------------------------------------

Fonte: Ccom - Imagem: Freepik

Edição: Site Rádio FM Assembleia