Lançamento do Novo Pré-Enem Seduc movimenta estudantes de Teresina com game interativo

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 30/06/2023 17h56, última modificação 30/06/2023 17h56
O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina e contou com a participação de estudantes de escolas da Rede Estadual de Ensino e profissionais da educação.

O Novo Pré-Enem Seduc, foi lançado na manhã desta sexta-feira (30), e marca o retorno das ações que irão preparar os estudantes do estado do Piauí para o Exame Nacional do Ensino Médio. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina (Auditório G3 e Pavilhão Delta), e contou com a participação de estudantes de escolas da Rede Estadual de Ensino e profissionais da educação.

Na ocasião foi realizado o Novo Pré-Enem Game, uma competição entre estudantes e escolas das GREs de Teresina para trazer um aprendizado diferenciado e de forma interativa. O evento foi transmitido em canais de plataformas de internet e Canal Educação. A competição, destinada a cerca de três mil alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Teresina, teve aulas de Linguagens/Inglês, com os professores Newton Neto e Lucia Maria; Matemática, com o professor Raphael Marques; Redação, com o professor Vinicius Soares; Ciências Humanas, com a professora Keuri Campelo; Ciências da Natureza, com professor Paulo Henrique; e Correção de Redação, com a professora Maria Penha.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância das ações do programa aos estudantes. “Estamos lançando o Novo Pré-Enem Seduc, programa que oferece aos alunos da Rede Estadual de Educação uma série de ações preparatórias para o Enem e vestibulares em geral. Nesse novo formato, teremos ações como o Enem Game, competição educativa entre os estudantes e escolas da Rede Estadual; a plataforma digital e gamificada com sala de estudos e simulados online, podcasts, mentorias, vídeos-pílula e plano de estudos personalizado; mais revisões presenciais em todo o Piauí e também pelo Canal Educação; além das ações tradicionais como o Corujão da vitória, Dia E, Pré-Sisu, dentre outras. Com o Novo Pré-Enem Seduc, mais tecnológico e conectado ao mundo dos jovens, nossos alunos conquistarão resultados ainda mais expressivos de aprovações nas mais diversas Universidades, realizando assim os seus sonhos e de seus familiares. A educação transforma vidas”, declarou o secretário.

 

 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem investido a cada ano no programa que tem como objetivo promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas estaduais que irão prestar o Enem, viabilizando assim a inclusão universitária.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Holanda, acrescenta que o Piauí tem alcançado, a cada ano, grandes destaques com o Enem, por meio do Novo Pré-Enem Seduc. “O Piauí sempre cresceu nos dados do Enem. Nós somos, por 6 anos consecutivos, o estado que está no pódio em relação ao percentual que fazem as provas do Enem. Passaremos o ano inteiro preparando aulas, fazendo formação com os nossos professores de chão de escola. Vamos também trabalhar muito forte para que possam conseguir levar o melhor conteúdo para todos os estudantes”, afirma a superintendente.

Durante todo o ano os alunos são preparados para as avaliações seletivas de ingresso ao Ensino Superior por meio de aulas presenciais e remotas. O Novo Pré-Enem Seduc percorrerá todas as Gerências Regionais de Educação, levando revisões aos estudantes. A Seduc está realizando uma forte mobilização nas escolas da Rede Estadual de Educação para incentivar e auxiliar os estudantes, desde a inscrição no Enem, passando por toda a preparação e orientações para as provas, monitorias, lives, fóruns, tutoriais, entre outros. Todos os conteúdos são formatados para atender aos diversos grupos de estudantes de modo que todos possam ter a oportunidade de acesso ao ensino ofertado.

 

O gerente de Inclusão Universitária, Wellington Soares, aproveitou a ocasião do lançamento para comemorar os 20 anos do programa. “É um prazer enorme estar aqui abrindo mais um ano do Novo Pré-Enem Seduc, esse belo projeto de inclusão universitária, que completa neste ano 20 anos. E de lá para cá, nós a cada ano, viemos incluindo entre 8 e 10 mil estudantes nas nossas universidades públicas. Então é um motivo de grande orgulho”, disse o gerente.

O evento de lançamento do Novo Pré-Enem Seduc 2023 também marcou a entrega de premiação aos estudantes da Rede Pública Estadual das Gerências Regionais de Educação que foram destaques no Exame Nacional do Ensino Médio em 2022.

 

 

Francisco Rafael Gomes foi um dos estudantes premiados na solenidade. O jovem, que estudava no Ceti Cônego Cardoso, no município de Castelo do Piauí, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em seu discurso ele destacou o papel positivo que o programa Novo Pré-Enem Seduc teve em sua vida e colaborou para a sua aprovação. “O Novo Pré-Enem Seduc é uma grande oportunidade da qual eu fiz parte. Todos esses meios de estudo me ajudaram a chegar até aqui. Eu vejo que muita gente vai aproveitar disso para conseguir passar também. Então é muito bom vermos os alunos cada vez mais preparados e vejo que vai ser uma realização de sonho imensa. Podemos ver que esse investimento em educação está dando resultado. Temos aqui como exemplo os meus colegas e tantos outros mais. Eu me vejo em cada um que está sentado aqui e penso, vocês vão conseguir realizar o sonho de vocês porque estão sendo disponibilizadas aulas, plataformas e veremos cada vez mais alunos da escola pública dentro das universidades”, reforça o estudante.

O evento contou com a participação do secretário da Educação, Washington Bandeira; do superintendente executivo, Rodrigo Torres; da superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Holanda; do superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro; do superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral; da superintendente de Ensino e Aprendizagem, Viviane Faria; da diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, Karoline Mendes; do gerente de Inclusão Universitária, Wellington Soares; de estudantes, gestores, coordenadores e professores.

 

 

 

Fonte: Ascom SEDUC

Imagem: Ascom Seduc