Justiça Itinerante realiza atendimentos gratuitos na Vila Operária até a sexta-feira (20)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 17/09/2024 08h05, última modificação 17/09/2024 08h05
A ação permite que a população consiga regularizar documentação cível de forma ágil e simplificada.

Disponibilizando serviços gratuitos para a sociedade piauiense, a Justiça Itinerante inicia nesta segunda-feira (16), mais uma jornada de atendimentos à população teresinense, desta vez no Centro de Formação São José Operário, localizado na rua 24 de janeiro, Centro Norte da capital. Os serviços ocorrem até a sexta-feira (20), iniciando a partir das 08h, mediante a entrega diária de senhas.

 

Para a analista judicial e membra da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, a jornada de atendimentos permite que a população consiga regularizar as suas documentações cíveis de forma ágil e simplificada.


 “É sempre muito gratificante podermos levar serviços tão necessários à garantia da cidadania, diretamente para os cidadãos e cidadãs piauienses. Aqui realizamos atendimentos voltados à expedição de documentações básicas, como vias de Registro Civil e Registro Geral, bem como outros serviços de natureza conciliatória, como divórcio consensual, de forma prática e eficiente. Contudo, como sempre alertamos, é necessário que a população se atente às documentações pessoais mínimas exigidas para cada atendimento”, explica Robertha Sampaio.

 

Para a dona de casa, Rosana Sena, que buscou os serviços da Itinerante, a sua demanda foi solucionada com rapidez e praticidade.

 

“Eu vim na Vila Operária resolver um problema aqui na Justiça Itinerante, a Certidão de Nascimento da minha mãe, de 94 anos, e a certidão da minha irmã, de 54 anos. Fui bem recebida e deu tudo certo. A gente resolve logo tudo aqui, de forma bastante prática”, comentou a dona de casa.

 

A Justiça Itinerante é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza em um só lugar, há 20 anos, serviços que visam à garantia do exercício da cidadania, gratuitamente.

 

Veja os serviços oferecidos e a documentação necessária:

 

Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.


Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.


Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.


Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.


Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.


Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.


2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.


RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Piauí

Edição: Site Rádio Assembleia