Instituições se reúnem para criar Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 01/09/2024 10h55, última modificação 01/09/2024 10h55
O objetivo da Rede é buscar melhorias contínuas na prestação do serviço público.

Representantes de diversos órgãos federais de Justiça e controle se reuniram para definir a criação da Rede de Desenvolvimento da Gestão no Piauí. O objetivo da Rede é buscar melhorias contínuas na prestação do serviço público, através de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições que permita inovar e otimizar os recursos públicos, bem como seus processos de trabalho.

A iniciativa partiu da Procuradoria da República no Piauí e reúne o Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defensoria Pública da União (DPU) e Controladoria Geral da União (CGU).

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Marco Aurélio Adão, falou da importância desse novo arranjo de trabalho, com a atuação coordenada das instituições, diante da mudança de paradigmas da sociedade e dos seus reflexos na Administração Pública. “Há necessidade de os órgãos inovarem e se reinventarem em busca de soluções cada vez mais racionais e otimizadas face aos desafios orçamentários, de estrutura física e de recursos humanos que se apresentam no presente e para os próximos anos”, enfatizou.

A Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Natália Azevedo, destacou a importância da iniciativa. “É a união das instituições para que haja um aprimoramento dos trabalhos, incorporando processos inovadores e que venham aperfeiçoar as gestões. É um trabalho que vai repercutir positivamente nas gestões de cada órgão, mas, sobretudo, para a sociedade”, defendeu.

Durante o encontro, o secretário estadual da PR/PI, Leonardo Silveira, idealizador da Rede de Gestão Pública, apresentou a proposta de trabalho que culminará com a assinatura de um termo de cooperação técnica, previsto para ser firmado pelas autoridades federais em outubro deste ano. “A nossa ideia é criar uma rede permanente de promoção do aperfeiçoamento da gestão e coordenação administrativa, com a participação de órgãos federais dos sistemas de justiça e controle, a partir de um trabalho articulado”, destacou.

Com a Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública, a proposta é facilitar a coordenação dos processos de trabalho das áreas de suporte administrativo dos partícipes, oportunizando o aprimoramento da gestão pública, por meio do fomento ao compartilhamento de capital humano, conhecimentos, instalações físicas, soluções de tecnologia e veículos, entre outros ativos tangíveis e intangíveis dos órgãos envolvidos. Além disso, pretende-se estimular a cultura da inovação, favorecida pela integração de equipes e laboratórios de inovação, bem como a participação cruzada dos integrantes dos partícipes em procedimentos de modelagem de soluções, entre outras.

..................................................................

Fonte: MPTPI