Iniciado em Teresina I Fórum de Inovação do Judiciário Piauiense
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) deu início, na manhã desta quinta-feira (05), ao I Fórum de Inovação do Judiciário Piauiense (FIJPI). A abertura do evento, que é realizado no Sesc Cajuína, reuniu magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário do Piauí, bem como advogados(as) e especialistas nacionais em tecnologia para discutir estratégias inovadoras que possam ser implementadas no sistema judiciário do estado.
Ao iniciar oficialmente o Fórum, o desembargador José Wilson, coordenador do Laboratório de Inovação do TJ-PI, OpalaLab, caracterizou o encontro como “um berço de discussões sobre questões inovadoras que busca provocar reflexões capazes de mudar nosso cotidiano intelectual e profissional”. O coordenador do OpalaLab destacou que este evento busca viabilizar aos participantes uma melhor compreensão sobre as possibilidades de integração de inovações no cotidiano do Judiciário, alcançando maior transparência, celeridade e eficiência, para melhor atender a população piauiense.
Em seu discurso, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, pontuou que um Judiciário que prioriza a inovação sabe que cada novo cenário requer uma nova abordagem. “Há apenas cinco anos, todos os processos judiciais do TJ-PI eram de papel. Naquele momento, investimos em inovação ao assumir o desafio de digitalizar cada um dos milhares de processos. E essa inovação não ficou restrita ao campo da tecnologia. Também foi inovador investir em parcerias, como a que fizemos com o Exército Brasileiro para nos ajudar no trabalho mais braçal dessa tarefa”, relembrou.
O presidente Hilo de Almeida salientou, ainda, que a digitalização dos processos foi um passo crucial para a atuação do TJ-PI durante a pandemia de COVID-19. “Quando investimos em inovação, não estamos somente evoluindo, mas também criando bases sólidas para enfrentarmos cenários desconhecidos”, afirmou.
Primeiro palestrante da manhã, o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, frisou a importância do investimento em inovação para a entrega de um serviço público eficiente. “A única maneira de compatibilizar os recursos limitados do orçamento com os inúmeros direitos assegurados ao nosso povo pela Constituição Federal é através de um choque de inovação e digitalização”, declarou.
O governador aproveitou o momento para destacar a parceria entre o TJ-PI e o governo do Estado no âmbito de regularização fundiária, por meio do Programa Regularizar e do Programa de Regularização Urbana Específica – ProUrbe, respectivamente. As inovações aplicadas nesta iniciativa visam concretizar o direito à propriedade, regularizando, em curto espaço de tempo, a situação fundiária de famílias que ocupam áreas públicas ou privadas e atendem aos requisitos legais para a obtenção do título imobiliário correspondente.
A manhã do primeiro dia do Fórum de Inovação contou, ainda, com palestra do empreendedor, neurocientista e especialista em inteligência artificial (IA) Leandro Mattos. A apresentação abordou os desafios e as oportunidades para os líderes no contexto da preeminência das inteligências artificiais. “Precisamos construir um amanhã no qual a adaptabilidade e o conhecimento em IA sejam nossas ferramentas mais poderosas”, enfatizou o especialista.
............................................................................
Fonte: TJ-PI