Guia divulga ações e serviços de atenção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico no Piauí
Em alusão ao Janeiro Branco, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), lança, nesta quarta-feira (29), um Guia sobre o podcast “Mapeando Cuidados”. O documento especifica quais ações e serviços de atenção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico estão disponíveis para a população piauiense.
Elaborado por meio do Centro de Apoio Operacional à Saúde (Caods/MPPI), da Assessoria Técnica em Psicologia, e das Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos e de Comunicação Social, o Guia também contribui para o aperfeiçoamento e fortalecimento dos fluxos de atendimento dessa população.
O material, disponibilizado no formato digital, reúne informações sobre os podcasts gravados com a participação de profissionais de diferentes instituições. Os atendimentos psicológicos são apresentados em diferentes abordagens e modalidades.
“Além disso, esse documento oferece uma listagem com os serviços de Psicologia disponibilizados em instituições de ensino superior e clínicas escolas e a composição da rede de atendimento psicossocial”, explica a coordenadora do CAODS e gerente do projeto, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maio Carvalho, que também é a responsável por entrevistar os convidados.
A etiologia dos transtornos mentais, as manifestações de sintomas psicossomáticos e a saúde mental em tempos de hiperconectividade são alguns dos temas abordados nos podcasts, que podem ser acessados nas plataformas Amazon, Spotify e YouTube.
O material também é disponibilizado por meio da página on-line da Rádio MPPI e conta com opção para download.
Janeiro Branco
O mês de Janeiro é dedicado a campanhas nacionais sobre saúde mental. Chamada Janeiro Branco, a iniciativa aprovada pelo Senado, virou lei nacional em 2023. A intenção é incentivar os bons hábitos, estimular ambientes saudáveis e prevenir doenças psiquiátricas.
Atendimento Psicológico
O MPPI possui atendimento psicológico disponível para membros, servidores e estagiários, na qual são oferecidas escuta qualificada e aconselhamento psicológico. O serviço é desenvolvimento pelas psicólogas da Assessoria Técnica em Psicologia da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI).
Para agendar o serviço, é necessário enviar e-mail para psicologia@mppi.mp.br constando, no pedido, a modalidade desejada, que pode ser presencial ou virtual (plataforma Microsoft Teams), de segunda a sexta, das 8h às 13h.
Fonte: MPPI