Governo do Estado universaliza a telemedicina e Piauí Saúde Digital chega a 222 municípios

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/09/2024 08h15, última modificação 07/09/2024 17h07
Entre as especialidades médicas ofertadas pelo programa estão psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia e ginecologia.

Um marco na saúde pública do Estado. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), concluiu nesta sexta-feira (6) a implantação do programa Piauí Saúde Digital, com a instalação do serviço em Isaías Coelho, a 418 km ao Sul de Teresina. A telemedicina agora está disponível em 222 municípios piauienses que aderiram à iniciativa, disponibilizada em todas as regiões de saúde do estado. A meta era interligar todas as cidades até o final do ano. Apenas Teresina e Parnaíba não assinaram o termo de adesão ao programa, no entanto, na capital, o Piauí Saúde Digital já é uma realidade no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Entre Rios.

 

Para a implantação do programa em Isaías Coelho, a última cidade interligada, foi realizada a capacitação da equipe que irá atuar no município. Nesta etapa, foram qualificados profissionais da atenção básica para possibilitar que a população tenha acesso aos atendimentos para especialidades médicas e não médicas, além do clínico geral, de forma on-line, na sala do Piauí Saúde Digital da unidade básica de saúde ou em sua própria residência, pelo aplicativo do serviço.

 

Entre as especialidades médicas ofertadas pelo programa estão psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia, urologia e ortopedia. Durante a capacitação, os profissionais foram instruídos na utilização da plataforma de especialidades, realização de eletrocardiograma e parecer cardiológico.

 

Gabriel Mauriz, diretor da unidade de saúde digital da Sesapi, destaca que a implantação em 100% dos municípios que aderiram ao programa permitirá agora que todo o Piauí tenha os serviços de telemedicina como uma realidade, melhorando a qualidade da atenção básica e especializada em todo o estado.

 

“Com a chegada do programa em Isaías Coelho, cumprimos o trabalho de conectar 100% do nosso estado através da telemedicina do Piauí Saúde Digital. Estamos levando atendimento com clínico geral e de dez especialidades médicas e duas não médicas para todos os municípios do Piauí. Além de melhorar o atendimento à população, é o momento em que vários desses municípios passam a ofertar essas especialidades para os piauienses, reduzindo a necessidade de deslocamento e aumentando a comodidade”, disse o diretor.

 

A senhora Maria Natal da Rocha e Silva, de 70 anos, residente do município de Isaías Coelho, foi a primeira paciente do Piauí Saúde Digital através do aplicativo. Ela relata que ficou bastante satisfeita com a consulta feita em sua própria residência.

 

“Eu estava sentindo há cerca de três semanas muita dor na minha perna, o que desestimulava ir a qualquer lugar. Poder fazer a consulta aqui em casa, sem sair e se deslocar, foi ótimo. Eu adorei. Foi tudo muito prático. O médico me escutou, orientou, passou remédios e exames para fazer”, disse a idosa.

 

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, destaca que agora todos os piauienses podem ter acesso à telemedicina. “É um marco na história da saúde pública do estado. Terminamos a implantação do Piauí Saúde Digital em todos os municípios que aderiram ao programa, fortalecendo a atenção básica e a oferta de consultas especializadas, além da realização de eletrocardiograma para a população. Nosso trabalho agora será melhorar o serviço para, cada vez mais, evoluir a assistência prestada aos piauienses”, disse o secretário Antonio Luiz.

 

Benefícios para todos os piauienses


Iniciado no município de Piripiri, hoje o Piauí Saúde Digital vem mudando a realidade do atendimento do povo piauiense por onde é implantado. Redução de filas de espera, agilidade no atendimento e encaminhamentos para dar continuidade ao acompanhamento médico, prescrição de exames são somente alguns dos pontos de destaque que o programa leva para os pacientes que chegam para se consultar pela telemedicina.

 

O estado já conta com 1.169 Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com as salas do Piauí Saúde Digital em funcionamento, possibilitando mais de 128 mil atendimentos, entre consultas e exames, em pouco mais de um ano de criação. “Já estamos com os atendimentos sendo realizados em 1.169 Unidades Básicas de Saúde. O Piauí Saúde Digital está levando um serviço inovador ao alcance da população”, destaca o superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campêlo.

 

Na cidade de Amarante, um dos exemplos onde o programa já vem mudando a realidade do atendimento da população, os usuários já recomendam o atendimento via telemedicina. A senhora Miranda da Silva Santos, de 63 anos, se consultou com um neurologista e falou da qualidade da consulta.

 

“Eu me senti à vontade. Quando eu cheguei, falaram que era aqui, digital. Estranhei na hora, mas depois eu comecei a conversar com a doutora. Ela perguntou tudo do começo. Nem no presencial eu tinha consulta como tive com ela. A médica me atendeu muito bem”, falou Miranda da Silva.

 

Francisco dos Santos, paciente que se consultou em cardiologia, destaca a agilidade de todo o atendimento. “A consulta foi bem rápida, não teve burocracia nenhuma. Eu vim, fiz o agendamento e, no dia, o médico não demorou para realizar o atendimento, já que era hora marcada. O médico foi super gente boa comigo. Então, indico às pessoas que ainda não conhecem o Piauí Saúde Digital que venham conhecer, porque não tem burocracia nenhuma. É um atendimento de qualidade, rápido e simples.”

 

A oferta do serviço reflete ainda na facilidade do acesso, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios, que agora têm acesso aos serviços, como o eletrocardiograma, na sua própria cidade.

 

“O Piauí Saúde Digital hoje é uma realidade em nossa cidade. São inúmeras pessoas que nos procuram, de várias cidades aqui do entorno. O bom mesmo é ver a alegria e os elogios das pessoas, que antes precisavam se deslocar 160 km para Teresina em busca de uma consulta especializada e agora elas são feitas aqui no Hospital de Amarante”, fala o diretor do Hospital Regional de Amarante, João Cabral. 

 

Fonte: Sesapi

Edição: Rádio Assembleia FM