Governo do Estado e BID discutem transformação digital no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/03/2025 08h00, última modificação 21/03/2025 11h37
A parceria com o banco visa o desenvolvimento digital do Estado para garantir benefícios concretos para toda a população piauiense.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) recebeu, em Teresina, entre os dias 17 e 20 de março, uma missão técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro teve como foco principal a transformação digital, conectividade e economia digital. Estiveram presentes ao evento, especialistas do banco e de técnicos da Sefaz, da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

 

As reuniões abordaram temas como gestão financeira, avaliação de riscos, matrizes de resultados com avaliações econômicas, planos para economias digitais, cibersegurança e infraestrutura digital. Outro destaque foi o Programa “Piauí Mais Digital”, que visa impulsionar a transformação digital no Estado. A iniciativa reforçou a parceria entre o Piauí e o BID, com o objetivo de fortalecer o programa do governo na área da transformação digital.

 

O superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz, destacou a importância da parceria. “A união com o BID nos permite alinhar as melhores práticas internacionais às nossas necessidades locais, garantindo uma gestão mais eficiente, transparente e inovadora. Agradeço a todos os técnicos da Sefaz,  da Etipi e da SIA  pelo engajamento e dedicação. Juntos, estamos construindo um Piauí mais preparado para os desafios do futuro”, ressaltou.

 

A diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, Rebeca Nepomuceno, destacou a importância da missão do BID no Piauí e o impacto estratégico do projeto para o desenvolvimento digital do estado. “A SIA está fortemente envolvida nesse projeto, junto ao BID. Agradecemos muito essa parceria, que inclui também a Etipi e a Sefaz. Esse é um projeto estratégico, com impactos de longo prazo, e nossa meta é garantir benefícios concretos para toda a população do Piauí”, afirmou.

 

Fonte: Redação Sefaz