FMS - Campanha de vacinação contra a poliomielite em Teresina começa nesta segunda (27)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/05/2024 09h47, última modificação 26/05/2024 09h47
A mobilização visa imunizar crianças menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil.

Teresina inicia nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A mobilização, que acontece em todo o país até o dia 14 de junho, visa imunizar crianças menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil.

 

A vacina contra a pólio, tanto a forma injetável (VIP) como a oral (VOP), estará disponível em todas as salas de vacina, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Teresina Shopping. Crianças de até um ano de idade deverão atualizar a caderneta vacinal, que conta com três doses da forma injetável. Já aquelas entre 1 e 4 anos receberão uma dose de VIP ou VOP de acordo com seu estado vacinal. O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, já o Teresina Shopping está aberto de segunda a sexta das 13h às 18h e aos sábados das 10h às 20h.

 

A campanha tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite. “O Brasil não apresenta casos da poliomielite desde 1989. Precisamos manter a doença longe do nosso país e contribuir para a eliminação dela no mundo”, comenta Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS. “Por isso, pedimos que todas as crianças menores de 5 anos compareçam às salas de vacina, pois esta é a única forma de prevenção”, diz.

 

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

 

A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde a década de 90.

 

..............................................................................

 

Fonte: Ascom FMS

Edição: Site Rádio Alepi FM