Estudantes do litoral do Piauí projetam impulso da economia pesqueira com nova Escola do Mar
Novos caminhos se abrem para os jovens de Luís Correia e toda a região litorânea do Piauí com a nova Escola do Mar, inaugurada neste sábado (19), pelo governador Rafael Fonteles. A unidade vai proporcionar uma revolução na qualificação de estudantes, que alinhada à atividade econômica impulsionada pelo Porto Piauí, terão diversas oportunidades de trabalho na cadeia econômica da pesca.
Além do ensino médio em tempo integral, a escola oferece cursos técnicos profissionalizantes, que capacitam os alunos para atuar em diferentes áreas da cadeia produtiva da pesca. “Nosso litoral possui essa demanda, com uma cadeia produtiva que gera muitos empregos. A Escola do Mar chega para trazer mais técnica e modernidade, permitindo que nossos jovens deem continuidade ao belo trabalho de seus pais e avós pescadores”, diz Rafael Fonteles.
Diante das novas possibilidades de futuro, os alunos comemoram a nova infraestrutura da escola. Maílson de Araujo Lopes é um deles. "Estou aqui desde o primeiro ano, quando era a escola antiga, e essa nova reforma é muito importante. Temos novos recursos, novos laboratórios, novas salas, vários cursos. E esses cursos podem trazer grande progresso para os alunos”, considera o estudante.
oportunidades que surgem com a nova escola. “Esta escola traz uma grande relevância para nós que moramos no litoral piauiense, dando muitas oportunidades de emprego para as pessoas que moram aqui e também com uma ótima qualidade de ensino. Assim podemos avançar cada vez mais com o que aprendemos aqui", aponta.
A obra teve um investimento de R$ 6.870.560,61. A unidade de ensino possui laboratório de tecnologia de processamento de pescado, laboratório de avaliação da qualidade do pescado, sala de acompanhamento de manobras e debriefing, simulador de navegação e operações aquaviárias, embarcação para oficina de práticas náuticas, além dos espaços regulares que são importantes para o desenvolvimento do modelo de tempo integral.
Fonte: CCom