Escola do Mar é mais um passo na revolução da educação pública estadual do Piauí
A educação pública estadual do Piauí tem avançado consistentemente a partir de investimentos em infraestrutura e tecnologias, além da universalização do ensino em tempo integral alinhado ao ensino técnico e tecnológico. Os avanços são atestados pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apontam que o Piauí tem o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil.
A Escola do Mar, em Luís Correia, inaugurada no último sábado (19), aparece como um importante reflexo desse avanço. Com um investimento de R$ 6.870.560,61, a escola de tempo integral contará com diversos cursos voltados à economia do mar, motivados pelas obras, em curso, do Porto Piauí.
A escola é, ainda, a primeira de ensino médio do país a possuir o mais avançado simulador de navegação, inspirado em um modelo de Singapura, que serve para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios. A unidade de ensino conta, ainda, com laboratório de tecnologia de processamento de pescado, laboratório de avaliação da qualidade do pescado, sala de acompanhamento de manobras e debriefing, oficina de práticas náuticas e pesqueiras e muito mais.
A revolução na educação pela qual o Piauí passa é reflexo do empenho de toda a gestão do governador Rafael Fonteles, iniciada em janeiro de 2023, que já colocava a pauta como prioridade. “O governo tem uma linha clara de desenvolvimento. Está cada vez mais evidente que a educação é prioridade máxima da nossa gestão. Queremos e iremos impactar simultaneamente a todas as escolas da rede estadual de educação do Piauí, afinal, o grande legado que queremos deixar é esse choque educacional e tecnológico”, destacou durante a inauguração da Escola do Mar.
O governador ressaltou, ainda, que o ensino integral alinhado ao ensino técnico e tecnológico chegará a todos os estudantes piauienses. “O que estamos fazendo não é pontual. Não teremos ilhas de excelência como em alguns lugares, que geram oportunidades somente para alguns, sendo segregadores de oportunidades, isto é, sem alterar a realidade do povo no geral. No Piauí, iremos alcançar todas as regiões, municípios e segmentos sociais. É por isso que esse modelo é universal, chegando em breve a todas as escolas do estado”, afirmou Rafael Fonteles.
Tempo Integral com Ensino Técnico e Tecnológico
No início da atual gestão, o governador Rafael Fonteles se comprometeu em transformar todas as mais de 500 escolas do Piauí em tempo integral até 2026. No entanto, a meta deve ser alcançada ainda no próximo ano.
Outra bandeira importante levantada pelo Governo do Estado era alinhar o ensino básico de disciplinas regulares com o ensino técnico e profissional, com o objetivo de aproximar os estudantes do mundo do trabalho, preparando-os para a vida adulta. Já em 2025, cerca de 70% dos jovens do Ensino Médio no Piauí terão acesso a cursos profissionalizantes.
Alguns dos cursos ofertados são: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas, Comércio, Contabilidade, Controle Ambiental, Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Gastronomia, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Marketing Digital, Pesca com ênfase em processamento de pescados, Porto, Recursos Humanos, Saúde Bucal, Secretariado, Segurança do Trabalho, Turismo, Vendas e Zootecnia.
Ensino da IA
O Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, fato reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual estão cursando a disciplina obrigatória de inteligência artificial, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
Ensino de Robótica e Tecnologia
Cerca de 15 mil estudantes de ensino médio da rede pública do Piauí estão participando do curso de tecnologia e robótica, realizado em uma parceria do Governo do Estado com a startup piauiense Tron Robótica Educativa. Com isso, o Piauí se tornou o primeiro estado a ter o ensino da Tron na rede pública. O objetivo é capacitar os jovens em um mundo profissional cada vez mais tecnológico.
Seduc Olímpica
O projeto Seduc Olímpica visa promover, organizar e apoiar olimpíadas, feiras de ciências e/ou torneios que contribuam para a melhoria da proficiência em todos os componentes curriculares da Educação Básica. Dentre os objetivos do programa está o incentivo para que estudantes piauienses de todas as escolas estaduais participem de olimpíadas estaduais e nacionais, incluindo a realização de aulas preparatórias para alunos e a capacitação de professores.
Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²), Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, Olimpíada Estadual de Ciências, Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi) e Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes são algumas das competições realizadas a nível estadual. A nível nacional, existem, ainda, Olimpíadas de Física - OBFEP, Olimpíadas Canguru de Matemática, Olimpíadas de Astronomia e MObfog, Olimpíadas Nacional de Ciência - ONC, Olimpíadas Brasileiras de Geografia - OBG, Olímpiadas Nacional de História do Brasil, Programa Nacional de Olimpíadas de Química e outras.
Fonte: Redação CCom