Dr. Pessoa reúne secretários para montar Plano de Combate a Dengue
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, reuniu o secretariado municipal para cobrar medidas de combate às arboviroses. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Palácio da Cidade.. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
“Quase todas as capitais dos estados estão vivendo um momento complicado causado pela dengue. Por isso, não vamos permitir que os hospitais de Teresina fiquem sem espaço devido à falta de ações preventivas. Vamos todos colaborar com a limpeza. Nós já avançamos na drenagem das águas, principalmente nas Zonas Norte e Leste”, completa.
O Diretor Executivo da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Edmilson Ferreira, destaca: “O lixo e a saúde pública estão intimamente ligados. Principalmente no período chuvoso, os detritos obstruem as bocas das galerias e os canais, fazendo com que a água fique acumulada. O mosquito está por aí, rodando por vários lugares do mundo. Então, vamos realizar um trabalho de limpeza da cidade, que é uma recomendação antiga do prefeito”, conclui.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que o período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser uma época propícia para a reprodução de seus mosquitos.
Caixas d’água, cisternas, vasos e bebedouros de animais continuam no topo da lista dos locais onde mais são encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde reportou neste ano mais de 500 mil casos prováveis de dengue, quase quatro vezes mais do que o registrado no mesmo período de 2023, que totalizou cerca de 128 mil casos.