Consórcio Nordeste: Secretários de Turismo se reúnem em Brasília

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/05/2024 09h30, última modificação 25/05/2024 09h30
O secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, participou do encontro.

Com o intuito de impulsionar o turismo do Nordeste no âmbito nacional e internacional, secretários de turismo da região estiveram reunidos, nesta manhã (24), na sede da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em Brasília, para discutir estratégias e políticas que promovam o crescimento do setor de forma conjunta através do Consórcio Nordeste.

O secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, participou do encontro e destacou a importância desse momento, marcado por debates intensos e colaborativos. “Sabemos que o turismo é uma das principais molas propulsoras da economia da região Nordeste, e trabalhando todos juntos, nos fortalecemos ainda mais. Este é o momento de compartilharmos nossas experiências e apresentarmos nossos principais desafios”, destaca Monteiro, que aproveitou para apresentar as iniciativas da gestão, como a criação da marca promocional Piauí, baseada no Plano de Marketing, e a participação do Estado no Salão do Turismo 2024, entre outras.

Questões como a apresentação dos mercados internacionais, com ações realizadas e previstas para o ano de 2024 (press trips, famtours, campanhas e eventos), a elaboração conjunta do plano de ação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Consórcio Nordeste e a Embratur, regionalização, entre outras, foram pautas gerais discutidas na reunião.

“Esse é um momento muito importante tanto para o Consórcio Nordeste quanto para a Embratur. Com o acordo de cooperação, podemos trabalhar em parceria na promoção internacional do turismo de forma integrada, mostrando o incrível potencial que o Nordeste tem”, afirma Carina Câmara, coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercado da Embratur.

Outra pauta importante foi a criação de novas rotas. Com os produtos já estruturados de cada destino do Nordeste, serão criadas rotas integradas que, por sua vez, serão promovidas e devidamente operacionalizadas. De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, unir forças entre o Consórcio Nordeste, Embratur e Ministério do Turismo para fortalecer o turismo na região Nordeste do Brasil com rotas integradas e que se comuniquem é imprescindível e se faz urgente.

“Somos uma região riquíssima, com potenciais naturais diversos, que, atuando juntos, seremos a mola propulsora da regionalização, impactando diretamente no fluxo aéreo e terrestre, mas acima de tudo, fomentando uma atividade econômica que impacta vidas nesses nove estados incríveis”, assegurou, confirmando que esta é a primeira reunião para a execução de um plano de trabalho com o mercado internacional.

Também participaram de forma presencial os secretários do Ceará, Rio Grande do Norte e, virtualmente, os estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Paraíba.

...........................................................................................

Fonte: Ascom Setur

Edição: Site TV Alepi