Cojuv lança campanha para promoção da saúde mental entre jovens no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 28/05/2024 07h05, última modificação 31/05/2024 14h47
Evento de lançamento será dia 29 de maio, às 9h, no auditório da Secretaria de Segurança Pública.
Em resposta aos crescentes desafios enfrentados pelos jovens piauienses, a Coordenadoria de Juventude do Piauí (Cojuv) lança uma Campanha Estadual de Promoção da Saúde Mental das Juventudes nesta quarta-feira (29), às 9h, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública. Todos estão convidados a participar deste importante evento, que marca o início de uma série de ações voltadas à saúde mental dessa parcela da população.

Com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer suporte diante das adversidades, a iniciativa surge em um contexto pós-pandêmico, onde as preocupações com a saúde mental da juventude tornaram-se ainda mais urgentes, e possui uma série de atividades. De acordo com dados da Sesapi (2022), no Piauí, a taxa de mortalidade por suicídio é de 10,9 suicídios por 100 mil habitantes.

Os dados evidenciam que a taxa de mortalidade por suicídio na faixa etária de 10 a 29 anos é a maior (17,5/100.000 habitantes) em comparação com outras faixas etárias. Entre os jovens piauienses, 29,9% já vivenciaram e 24,1% estão vivenciando algum transtorno de saúde mental.

Segundo Everton Calisto, coordenador Estadual da Juventude, o objetivo principal da campanha é o enfrentamento ao suicídio da juventude piauiense. “Com o auxílio das nossas secretarias parceiras, pretendemos chegar aos 224 municípios. É um compromisso do governador Rafael Fonteles transformar a vida desses jovens, oferecendo perspectiva e melhor qualidade de vida. Nossa intenção é ressignificar a vida da juventude do nosso estado”, explica.

A Campanha Estadual, promovida pela Cojuv-PI em parceria com outras secretarias do estado, busca abordar diversos aspectos que afetam a saúde mental dos jovens. Desde a falta de perspectivas até a vulnerabilidade socioeconômica, os desafios enfrentados por esse público são variados e complexos. Nesse sentido, a campanha se propõe a oferecer suporte integral, promovendo ambientes saudáveis e condições favoráveis para o desenvolvimento pessoal e profissional desses piauienses.

Ações da pré-campanha

Embora o lançamento aconteça apenas no dia 29 de maio, os trabalhos já começaram. No dia 30 de abril, foi realizada a primeira ação de pré-lançamento da Campanha de Saúde Mental das Juventudes Piauienses, capacitando os servidores da Superintendência de Cidadania e Defesa Social (Sucid), da Secretaria de Segurança Pública. Em seguida, no dia 08 de maio, aconteceu mais uma capacitação, desta vez com a equipe da Coordenadoria da Juventude.

A campanha tem um caráter permanente, como aponta Iago Menor, gerente de Programas e Projetos da Cojuv. “Nós criamos dois materiais de apoio: ‘A cartilha da saúde mental’, que mostra saídas de intervenção, onde pedir ajuda e como enfrentar de forma eficaz os problemas relacionados à saúde mental entre os jovens, e o ‘Caderno do Eu’, que favorece a construção do autoconhecimento e projeto de vida do jovem”, conta.

Além disso, será feita a formação de multiplicadores nas equipes técnicas dos órgãos de administração direta relacionados à juventude, a divulgação ampla do material didático da campanha e a promoção do autoconhecimento e construção do projeto de vida dos jovens. A iniciativa conta com a capacitação de gestores e o estabelecimento de uma rede de atenção integral à saúde mental dos jovens, visando oferecer suporte abrangente e integrado.

O calendário de atividades já programadas inclui uma série de capacitações e eventos de lançamento, que visam sensibilizar e engajar a comunidade no combate aos problemas de saúde mental entre os jovens. Com a participação ativa de diversos setores da sociedade, a Campanha Estadual no Piauí representa um esforço conjunto para construir um futuro mais saudável e promissor para as juventudes do estado.

A Coordenadoria da Juventude tem buscado parceria com diversos órgãos e entidades para unir esforços no enfrentamento desta problemática, incluindo a Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Sesapi/GTI de Prevenção ao Suicídio, Secretaria da Mulher, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), entre outros.

................................................................................

Fonte: Cojuv

Edição: Site Rádio Assembleia FM