Benefícios da granola para o organismo
Feita por meio de uma combinação de diversos ingredientes que são desde grãos integrais, passando por cereais, oleaginosas, frutas secas e, em alguns casos, adoçante e/ou mel, a granola é uma excelente fonte de fibras e pode ser consumida de inúmeras formas, junto com diversos alimentos.
Ajudando a dar mais energia para o organismo, a granola pode ser um excelente alimento para compor um cardápio diário saudável.
Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso texto para conhecer alguns dos principais benefícios da granola para o seu organismo e já escolha qual será a granola que você irá acrescentar no seu menu.
5 benefícios da granola para o organismo
1. Rica em fibras, auxilia no melhor funcionamento do intestino
A granola é riquíssima em fibras. Assim, quando consumida juntamente com uma boa quantidade de água durante o dia, ela pode ser uma poderosa aliada para o funcionamento do sistema digestivo.
Isso acontece porque a combinação de grãos, oleaginosas, cereais integrais, sementes e frutas desidratadas é ideal para ajudar a prevenir e a combater a prisão de ventre. Isso tudo, além de, é claro, ser uma combinação extremamente saborosa!
Vale ressaltar também que a granola auxilia na manutenção das bactérias boas da microbiota intestinal. Dessa forma, ela ajuda a fortalecer a saúde do intestino e, também, atua na facilitação da eliminação dos resíduos tóxicos do organismo.
2. Saborosa, versátil e rica em nutrientes que fornecem energia para o organismo
É muito bom quando um alimento saudável e nutritivo pode ser facilmente inserido no cardápio diário, sem grandes dificuldades no preparo e/ou mudanças alimentares, não é mesmo? E esse é o caso da granola!
Por ser extremamente versátil e estar “pronta para o consumo”, basta acrescentá-la na sua refeição e pronto: você já tornou o seu preparo muito mais nutritivo e poderoso para o funcionamento do seu corpo.
Ademais, pense que ela pode ser feita com as seguintes combinações:
Oleaginosas: nozes, amendoim, castanhas (de caju e do Pará), amêndoas, entre outros;
Grãos e cereais: aveia, cevada, amaranto, centeio, farelo de trigo, flocos de arroz ou de milho, quinoa, soja, etc;
Sementes: semente de linhaça, semente de girassol, semente de abóbora;
Frutas secas: banana, cranberry, coco, goji berry, maçã, morango, uva-passa, manga, abacaxi, damasco.
Outros ingredientes: cacau, canela, gergelim, chocolate, manteiga de amendoim, óleo de coco, mel, melado de cana, ervas, temperos e especiarias.
Toda essa possibilidade de experimentar e unir ingredientes diferentes faz com que a granola ofereça benefícios diferentes para o organismo. Sempre, é claro, conforme a sua composição.
Ainda assim, é seguro dizer que, seja qual forem os ingredientes que irão compor a granola, ela sempre será rica em fibras. Também, é um alimento que costuma oferecer uma boa dose de vitaminas B1, B2, B3, B6 e B7, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio.
Dessa forma, podemos dizer que um dos grandes benefícios da granola para o corpo humano é que, em poucas colheradas, é possível garantir uma boa quantidade de fibras e nutrientes variados para o organismo.
Juntos, todos esses componentes presentes na granola ajudam a dar mais energia e disposição para o dia e, também, auxiliam a manter o bom funcionamento do organismo como um todo.
3. Pode auxiliar tanto no emagrecimento saudável quando no ganho de massa magra de forma saudável
Sim, o mesmo alimento tem o poder de auxiliar a diminuir o peso e, também, de ajudar a manter e/ou aumentar a massa magra. Como isso é possível? É possível de acordo com a composição da granola e, também, da quantidade do alimento que é ingerida durante o dia.
Além disso, também contam as calorias que são ingeridas juntamente com a granola. Se você consumi-la com um iogurte zero e frutas menos calóricas, terá um número de calorias. Por outro lado, se optar por comer granola com açaí, sorvete e outras coberturas, a tendência é que as calorias aumentem, certo?
Mas vamos explicar melhor:
Como a granola pode auxiliar no emagrecimento?
Primeiramente, vamos relembrar que a granola não é exatamente um alimento com baixo valor calórico. Entretanto, se for consumida de forma equilibrada, pode favorecer a perda de peso. Isso porque ela é rica em fibras solúveis.
Estas fibras absorvem água, que formam uma espécie de gel e se expandem quando chegam ao estômago. Esse processo digestivo faz com que a sensação de saciedade seja prolongada ao longo do dia, já que é retardado o esvaziamento gástrico.
O resultado? São evitadas as “beliscadas” entre refeições, e isso pode favorecer a perda de peso saudável e equilibrada.
Como a granola pode auxiliar no ganho de massa saudável?
A granola pode dar um aporte nutricional saudável para pessoas que estão em busca do ganho de massa magra de forma saudável.
Assim, se essas pessoas costumam consumir salada de frutas, acrescentar a granola nessa salada de frutas fará com que a refeição tenha mais calorias, nutrientes e fibras.
Entretanto, vale sempre reforçar que: seja para manter o peso, emagrecer ou ganhar massa, é importante visitar um nutricionista, nutrólogo e/ou médico que possa indicar a quantidade de granola que você pode ingerir diariamente para alcançar o seu objetivo.
4. Ajuda na prevenção de doenças
Outro benefício da granola para o organismo é que ela pode atuar na proteção da saúde como um todo. Seus nutrientes e componentes podem ser importantes na prevenção de:
Desenvolvimento de câncer. Isso acontece devido à presença de substâncias antioxidantes, nutrientes e minerais como o manganês, o ômega 3, as vitaminas do complexo B e a vitamina E. Esses compostos atuam no combate aos danos celulares causados pelos radicais livres. Assim, podem ser importantes na prevenção do câncer.
Problemas e doenças cardiovasculares. Alguns componentes da granola – como a aveia, por exemplo, – são ricos em beta-glucanos, uma espécie de fibra que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), minimizando o risco cardiovascular.
Ademais, o consumo regular da granola também pode ajudar a proteger o organismo e evitar a diabetes e outras doenças que afetam o sistema nervoso.
5. A granola pode ajudar a deixar o cabelo e a pele com um aspecto mais saudável
Os nutrientes presentes na granola fazem maravilhas na parte “interna” do nosso organismo. Entretanto, eles também refletem no nosso exterior!
Assim, as fibras, vitaminas, proteínas, minerais, compostos antioxidantes e demais elementos da granola podem ajudar na:
Melhora na saúde dos cabelos, deixando-os mais fortes e com um crescimento mais saudável;
Conquista de uma pele com aspecto mais saudável e rejuvenescido.
É hora de aproveitar os benefícios da granola e acrescentá-la no seu cardápio!
Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da granola para o organismo? Já possui o hábito de consumir este alimento? Se você ainda não sabe qual é a sua granola preferida, confira as diversas opções do alimento que você pode encontrar no site da VITAO. Com certeza, uma delas será a ideal para você!
Ah, e se estiver em busca de inspirações de receitas para fazer com granola, confira nossas sugestões e delicie-se:
Bolo de Granola
Overnight Oats
Barrinha de Cereal vegana
Cupcake Integral de Maçã
Fonte: Ser Vitao
Imagem: Freepik