Banco Vermelho: projeto contra feminicídio vai à sanção

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 11/07/2024 08h48, última modificação 11/07/2024 08h48
Piauí sai na frente e já inaugurou banco vermelho gigante no Parque Potycabana, em Teresina.

Praças e outras áreas públicas de municípios brasileiros podem contar em breve com bancos vermelhos carregados de mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia sobre feminicídio. O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a inclusão da ocupação urbana "Banco Vermelho” na campanha “Agosto Lilás”, mês de proteção à mulher. O PL 147/2024 vai à sanção.

A iniciativa é inspirada em uma campanha internacional que teve início em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi. As duas tiveram amigas assassinadas por seus companheiros. O projeto foi apresentado pela deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE) e passou na  terça-feira (9) pela Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE) com parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI).

O projeto altera a Lei nº 14.448, de 2022, que trata do Agosto Lilás. Além de inserir a iniciativa do Banco Vermelho no âmbito da campanha, a proposta prevê a realização de ações de capacitação em lugares de grande circulação e a premiação dos melhores projetos relacionados à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher e reintegração da vítima.

Jussara Lima lembra que, desde a tipificação do feminicídio, em 2015, o número de registros desse crime vem aumentando, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apenas em 2023, foram 1.463 vítimas.

— As estatísticas de violência contra a mulher no Brasil são assustadoras. O projeto tem o potencial de complementar as medidas existentes e ainda oferece mais frentes de atuação para a campanha de conscientização e prevenção da violência contra a mulher — afirmou a relatora na CE.

Piauí sai na frente

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres, inaugurou em junho o Banco Vermelho no Parque Potycabana, em Teresina. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Banco Vermelho, tem como objetivo a redução dos feminicídios através de ações educativas de prevenção e oferece canais de ajuda para mulheres em situação de violência.

A mensagem do Banco Vermelho é de sensibilização da população. “Sentar e refletir. Levantar e agir”, diz. O banco é um convite à sociedade a repensar práticas misóginas que cotidianamente vitimizam mulheres, destacando que a misoginia é um dos primeiros sinais que pode levar ao feminicídio. Além disso, o banco fornece informações sobre como denunciar a violência no estado, juntamente com frases de reflexão que ajudam as mulheres a perceber as situações ou relações e saírem do ciclo de abusos.

O Parque Potycabana, um espaço de lazer para todas as idades, foi escolhido estrategicamente para a instalação deste primeiro Banco Vermelho do estado, visando disseminar a mensagem de enfrentamento e combate às violências. Este local busca encorajar as mulheres em situação de violência a romperem o ciclo e se libertarem do abuso que sofrem.

...........................................................................

Fonte: Agência Senado/Sempi