Alunos de Teresina estão no podium da 4ª fase da OBSAT
O resultado dos relatórios e testes da 4ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT MCT) colocou os alunos da Rede Municipal de Teresina em 3º lugar, de um total de seis equipes classificadas nesse nível. A equipe também é a única do nordeste na categoria Ensino Fundamental, assim como a única de escola pública do Brasil a chegar a esta fase na Olimpíada.
A OBSAT é uma competição científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).
A OBSAT é composta de cinco fases: planejamento, construção, lançamento regional, lançamento nacional e exposição de resultados mundialmente. Em maio, a nota final será exibida no encontro presencial em Alcântara (MA), definida pela nota de entrevista aos juízes e apresentação do pitch.
“Somos pioneiros nessa competição. Ao longo das quatro fases ficamos em primeiro lugar no desafio Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, demonstrando o compromisso dos nossos alunos com a inovação”, disse o professor Edward Montenegro, coordenador de Astronomia do COE e técnico da equipe de Satélites.
Fonte: Semec
Imagem: Semec