9ª edição do JUNTA FESTIVAL: Dança e Contemporaneidade
A 9ª edição do “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade” acontece entre os dias 24 e 29 de outubro, em Teresina, nos teatros e espaços culturais conhecidos da cidade. O evento, que tem a dança como elemento principal, é feito para todos os públicos, e para quem acredita na potência dos encontros que a arte provoca.
Com trabalhos originários da França,Suíça e de diversos estados do Brasil, a nova edição do único festival internacional de dança do Piauí também receberá a bailarina e coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, considerada atualmente pela crítica internacional como uma das maiores artistas da dança. Com o premiado e elogiado trabalho “ENCANTADO”, nesta edição do Festival, Lia irá transitar entre instâncias, tempos e espaços que habitam a performatividade.
Entre os artistas locais, estará o piauiense Marcelo Evelin, com o espetáculo “Ai, Ai, Ai”, de 1995. Neste trabalho, o bailarino, coreógrafo e pesquisador faz um verdadeiro acerto de contas com o seu passado. A pesquisadora, professora e crítica da dança, Helena Katz, descreveu a obra como “Uma viagem poética às raízes afetivas de um bailarino e coreógrafo brasileiro há muito tempo longe de seu país”. O solo usa até hoje os elementos originais desde sua estreia.
Com apresentações de dança, lounge, batalha de Vogue e lojinha do Festival, a 9ª edição do JUNTA possui um cronograma distribuído em 4 locais: Complexo Cultural Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro, Parque da Cidadania e Sesc Cajuína. A partir da dança contemporânea, a edição também conta a BUCHADA, uma roda de conversa aberta que propõe reflexões e questionamentos sobre o mundo e a dança.
Criado e dirigido em conjunto pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, o festival articula as variadas possibilidades de fazer e pensar a Dança, bem como valorizá-la enquanto área de conhecimento e instrumento de transformação social.
Propondo reflexões e questionamentos sobre o mundo e a arte, Janaína Lobo diz que o evento é ponto de efervescência para práticas inovadoras, possibilitando a presença de espetáculos e artistas que normalmente não chegam ao estado do Piauí. “O festival cria um ambiente de aproximação da dança com as pessoas, contribuindo com a formação artística e com a formação de público para a dança”, diz a codiretora do JUNTA.
A presença do Festival traz à tona a importância de políticas públicas destinadas à Cultura, o fortalecimento da economia local, além do destaque das narrativas históricas e sociais. “O JUNTA projeta nossa cidade e o nosso estado para o âmbito nacional e internacional gerando uma imagem positiva de Teresina, repercutindo assim no crescimento e desenvolvimento da dança”, diz Janaína Lobo.
Todos os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla, que devem ser apresentados na entrada de cada atividade juntamente com a doação de 1kg de alimento não perecível.
Sobre o JUNTA:
É um festival-obra criado e dirigido a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves. Em sua 9ª edição, é um festival consolidado e um dos importantes eventos artísticos do estado, por ter público de Teresina e de todo o país, e conta também com parcerias internacionais como a Fundação Pro Helvetia (Suíça) e o Consulado da França no Brasil. É um ponto de contato com trabalhos que são referências de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança no mundo, além de servir de plataforma para o fomento da produção artística local.
Para mais informações, acesso o Instagram do Festival: @juntafestivalteresina
Fonte: Ascom JUNTA Festival
Imagem: Ascom JUNTA Festival