“A BÔIA”: espetáculo de dança traz irreverência e empoderamento da mulher
O programa Discoteca Piauiense, da Rádio Assembleia, recebeu nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, a bailarina e produtora Amanda Oliveira, para um bate-papo sobre seu recente trabalho intitulado “A BÔIA”, que será apresentado no dia 19 de outubro, às 20h, no Sesc Cajuína, dentro do Junta Festival. A entrada é 1kg de alimento.
O título tem como referência o boi, sendo repaginado para o gênero feminino em um neologismo: o que seria “a vaca”, virou “A Bôia”. “Eu comecei a trabalhar as referências do Bumba-meu-boi, junto da Catequina, que era uma menina escravizada que desejou a língua do boi predileto do patrão. Então, quando ela faz esse movimento de ir atrás do que deseja, ela quebra um ciclo de noção de poder. Naquele momento em que o boi do patrão morre, o patrão entende que se os escravos se rebelarem, ele corre riscos. Então, é sobre essa fricção que eu resolvi tratar”, contextualiza Amanda.
Para Amanda, este ato de desobediência de Catirina é uma representação da realidade, quando, mudando o curso esperado de suas ações, a mulher necessita se rebelar contra um sistema imposto ao seu corpo, existência e desejos. Neste ato de transgressão, os olhares externos marginalizam e deslegitimam mulheres todos os dias, silenciando-as e desqualificando-as em todos os âmbitos de sua vida.
Texto: Luana Campos
Fonte: Rádio Assembleia