DTI difunde a modernização do Legislativo em Brasília

por adm publicado 08/06/2022 15h30, última modificação 27/06/2022 10h30
O Interlegis Piauí foi destaque no ENGITEC (Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia)
DTI difunde a modernização do Legislativo em Brasília

Fala do Diretor de Tecnologia da Informação da ALEPI

Depois de 2 anos sem o ENGITEC (Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia), a 12ª edição reuniu em Brasília, no ISC - Instituto Serzedello Corrêa,  servidores de vários estados e municípios brasileiros. Em 2022, o evento trouxe como tema: "O Interlegis Somos Todos Nós" e aconteceu entre os dia 23 a 27 de maio.


Foram abordados com especialistas no setor temas como inovação aplicada ao poder legislativo, mudança de mindset, comunicação e comunidade. A Assembleia Legislativa do Piauí esteve representada por gestores e servidores responsáveis pela apresentação de diversas palestras e cursos no evento.


O Interlegis Piauí foi destaque também ao mostrar como o novo site da ALEPI, agora com o domínio .leg.br, foi idealizado e criado pelos desenvolvedores da casa legislativa. As adaptações feitas no Portal Modelo pela equipe da casa deixaram o portal mais moderno, harmonioso, intuitivo e acessível a todos.


Além desse projeto, o setor é responsável por oferecer suporte técnico aos seus produtos, como o Portal Modelo e o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) para outras casas legislativas do estado do Piauí.


Durante o Encontro, o Diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa do Piauí, Marco Aurélio Maia, foi convidado a apresentar uma palestra sobre os avanços do Interlegis Piauí nos últimos 2 anos. Durante a fala, ressaltou a integração do Portal Modelo da ALEPI e o SAPL (Sistema ao Apoio ao Processo Legislativo) como recursos fundamentais para a informação do cidadão.


Sobre o trabalho desenvolvido, Marco Maia pontuou: “A gente observa aqui a participação massiva das câmaras e assembleias legislativas. Vocês são representantes dos seus municípios e toda câmara é uma casa política. A gente aproveita esse espaço para pedir que cada um de vocês procurem seus representantes no parlamento estadual, nas assembleias legislativas, para que essas assembleias sirvam de multiplicadoras do Interlegis nos seus estados. A gente faz isso no Piauí. Em 2019, tínhamos 20% das câmaras municipais atendidas pelo Interlegis; e com a pandemia, passamos a promover nossas oficinas e minicursos de forma virtual. Hoje temos mais de 70% beneficiadas pela nossa equipe no Interlegis Piauí, e a nossa meta esse ano é chegar aos 80% das câmaras municipais piauienses.”


O gestor também destacou outros produtos do Interlegis, como o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) do Senado Federal, que foi proposto na 12ª edição do ENGITEC; o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), que dispõe de todas as leis e documentos digitalizados para facilitar o acesso e pesquisa do cidadão; além do Portal Modelo da ALEPI.


“Chamamos nossa equipe e resolvemos trazer o portal modelo que a gente estava difundindo para as câmaras, para a nossa assembleia legislativa e pedimos que eles implementassem tudo que já tinha nos outros portais, ALEPI, TV Assembleia, Rádio Assembleia e Escola do Legislativo, para que pudéssemos atender a lei da transparência da melhor maneira possível. E a partir do momento que eles apresentaram o Portal, demos "start" nisso. O maior benefício para nós, foi dentro dos órgãos de controle, apresentar para eles que a gente tinha o respaldo e toda a força do Interlegis, do Senado Federal e que estávamos seguindo o que de melhor tem no país.”


O Interlegis completa em 2022, 25 anos. Desde 2001 foi firmado o convênio com a Assembleia Legislativa do Piauí. São 21 anos levando a interatividade, conectividade, tecnologia e cursos para as casas legislativas do Brasil.


Neste ano, o site da Assembleia Legislativa do Piauí deixou de ser .gov.br e agora é .leg.br, já com a aplicação do Portal Modelo do Interlegis adaptado para esta casa legislativa.