Parceria com o Legislativo permitiu avanços no Piauí, afirma W. Dias

por paulo — publicado 01/02/2022 14h40, última modificação 01/02/2022 20h39
"Essa boa integração com o Legislativo nunca faltou ao povo do Piauí. Todas as vezes que encaminhamos algum projeto pra cá, no mínimo, ele melhorou, mas sempre tivemos a aprovação", ressaltou o governador.
Parceria com o Legislativo permitiu avanços no Piauí, afirma W. Dias

Governador Wellington Dias durante coletiva na Assembleia Legislativa

Em coletiva à imprensa, realizada no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (1º/2), o governador Wellington Dias (PT) apontou a parceria com o Legislativo como um dos fatores que permitiram conquistas importantes durante seu mandato, que chega à reta final neste ano de 2022.

"Essa boa integração com o Legislativo nunca faltou ao povo do Piauí. Todas as vezes que encaminhamos algum projeto pra cá, no mínimo, ele melhorou, mas sempre tivemos a aprovação. Destacar a boa integração com os municípios. Independente das disputas políticas, tivemos condição de investir em 224 municípios. A boa integração com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria, os advogados, as entidades sociais. Essa orquestra não é fácil: setor público, setor privado, os três níveis de governo, em sintonia, tendo cada um a sua autonomia e liberdade de atuação", frisou.


Dentre os avanços alcançados, o governador citou o crescimento em três áreas cruciais para o cálculo do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): renda, expectativa de vida e educação. "A renda, que era 2.400 por pessoa ao ano, hoje se aproxima de 18 mil reais por pessoa. A gente começou esse século com uma expectativa de vida de 65 anos e já chegamos a 75 anos. É um dos maiores crescimentos dentre os estados brasileiros. E na educação, tínhamos em média cinco anos e oito meses de escolaridade e já chegamos à média de 10 anos de escolaridade. Saímos de 400 mil pessoas com ensino médio e estamos nos aproximando de 1 milhão e 300 mil pessoas. Temos crescimento elevado em educação técnica profissionalizante, superior e pós graduação", destacou.

O governador respondeu às perguntas da imprensa após a sessão especial de abertura do Ano Legislativo. Dentre as questões levantadas está o planejamento de um novo decreto com medidas mais restritivas, a fim de combater o aumento dos casos de covid-19, o que, segundo o governador, tem sobrecarregado a rede de saúde.

"O decreto faz mais restrições. Em relação às escolas, estamos ampliando as recomendações. Estamos cancelando eventos maiores. Para o setor público, a orientação é trabalhar no virtual sempre que necessário. O objetivo é conter a transmissibilidade", explicou.

INVESTIMENTOS - Wellington Dias falou sobre os investimentos que serão feitos no estado em 2022 e confirmou o pagamento do novo piso nacional dos professores. “Pagaremos até um pouco mais. O piso é R$ 3.845,00 e nós iremos pagar R$ 3.885,00 como salário base, além dos 10% de carreira já aprovados aqui na Assembleia, que valerá a partir de abril deste ano”, disse.

Sobre a recuperação de estradas, o chefe do Executivo disse que o governo enfrentou muitos problemas com empresas licitadas e espera que até o final do ano o Piauí esteja com a malha viária toda recuperada, além de novas estradas entregues. Em relação à agricultura familiar, o governador afirmou que vai ampliar a distribuição de sementes e mudas, além de ampliar as linhas de crédito, e que a expectativa é de que o estado tenha uma grande produção.

Ao ser questionado sobre as eleições, Wellington Dias disse que muito ainda será discutido e deliberado, inclusive dentro da reforma eleitoral, mas adiantou que deixará o cargo no dia 31 de março, caso decida se candidatar a senador.

Cristal Sá e Laryssa Saldanha - Edição: Kattya D'Angeles
registrado em: