Warton Lacerda solicitou melhorias para zona urbana de Altos

por Katya D'Angelles publicado 22/04/2025 12h25, última modificação 22/04/2025 13h29
Parlamentar usou os dois minutos para se manifestar

Projeto de lei da deputada Gracinha Mão Santa (PP) que propõe a criação do Programa de Acompanhamento Psicológico no Pós-Natal para Mães Recém-Paridas começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (22). A proposta especifica que serão oferecidos acompanhamento psicológico, rede de apoio, capacitação profissional e serão realizadas campanhas de conscientização.

 

Gracinha Mão Santa explicou que dados divulgados pela Universidade de São Paulo apontam que até 25% das mulheres que dão à luz podem sofrer de depressão pós-parto. “É fato que a falta de apoio emocional e psicológico adequado durante esse período pode agravar os sintomas e levar a consequências sérias, como a interrupção do vínculo mãe-bebê e o comprometimento do desenvolvimento emocional da criança.”, disse.

 

A deputada reforçou que embora exista lei federal sobre oferta psicológica a gestantes e puérperas, é preciso que os estados mobilizem suas secretarias de saúde para implementar medidas concretas. “A implementação desse programa permitirá que o Estado do Piauí se posicione como um exemplo de cuidado e responsabilidade com a saúde mental das mulheres, promovendo um ambiente mais saudável para a maternidade e, consequentemente, para o desenvolvimento das futuras gerações”, afirmou.

 

Inclusão – Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou à Alepi projeto para que o Executivo estadual implemente audiodescrição nos sites e nas plataformas digitais mantidos pelo Governo do Estado no intuito de promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, transtorno da dislexia, patologias visuais ou outras condições que dificultem a leitura.

 

Filas do SUS – O deputado Henrique Pires (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa moção de apoio aos esforços do Ministério da Saúde, liderado por Alexandre Padilha, para reduzir o tempo de espera no SUS.

Título de cidadania – Severo Eulálio (MDB), presidente da Alepi, e Henrique Pires apresentaram projeto de concessão de título de cidadania a Carina Thomaz Câmara e a Manoel Cardoso Linhares.

 

Utilidade pública – Foi lido na sessão plenária desta terça-feira o projeto do deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) que busca o reconhecimento de utilidade pública à Associação Beneficente Carta Viva, do município de Esperantina.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles