Warton Lacerda alerta que a falta do metrô prejudica moradores de Altos
O deputado estadual Warton Lacerda (PT) afirmou, em recente entrevista, que a demora nas obras de ampliação do metrô para interligar as cidades de Altos e Teresina, tem prejudicado a parte da população altoense que se desloca diariamente para a capital do Estado com o objetivo de trabalhar ou estudar, situação conhecida como migração pendular.
De acordo com o parlamentar, além da ausência desse meio de transporte, o aumento no valor da passagem da linha de ônibus que interliga as duas cidades é outro fator que compromete a rotina dos trabalhadores e estudantes.
“A passagem de Altos até Teresina aumentou para 8 reais, ou seja, as pessoas gastam 16 reais por dia, contando a ida e a volta. Como alguém que ganha um salário mínimo vai trabalhar em Teresina? Como vão estudar aqui?”, questiona o parlamentar.
Warton Lacerda explicou que, embora haja interesse por parte do Poder Executivo, entraves burocráticos têm prejudicado o andamento da obra de expansão do metrô. “Existe interesse do governador, do secretário de Fazenda, o meu interesse, enquanto deputado, e também há a necessidade da população da região do Grande Dirceu e de Altos, mas a burocracia atrapalha muito. Eu sou político e digo que devemos pensar sempre no povo. Se esse projeto estivesse em um órgão que estivesse sob a minha responsabilidade, ele já estaria sendo executado. Quem perde com isso é a população”, afirma o parlamentar.
A cidade de Altos compõe a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, que é um agrupamento de desenvolvimento econômico, criado pela lei complementar nº 112/2001.
Andréia Sousa - Edição: Katya D'Angelles